Resumo da atual situação financeira do Santos

 

 

Prezados Santistas,

A seguir vocês verão o excelente texto do Sr. Roberto Antonio Rabelato, Contador e Santista de coração, a respeito da situação financeira do Santos, com base na análise do balanço financeiro de 2019.

  ***

Atendendo a pedidos de algumas pessoas fiz um texto sobre a situação financeira do SFC.

Tentarei de forma simples, resumir a dívida. Seu verdadeiro impacto e como se chegou a ela.

Não existe uma explicação CURTA, portanto de antemão peço desculpas pelo tamanho do texto, mas procurarei ser o mais sintético e didático possível, falando em uma linguagem de fácil entendimento.
Vou dividir em tópicos pois assim creio ficará mais simples até para seja passado ao maior número de pessoas possíveis.

A PRIMEIRA COISA QUE PRECISA SER FEITA É DESMISTIFICAR ALGUNS MITOS CRIADOS QUE DE TANTO SEREM FALADOS VIRARAM VERDADE.

1 – A DIVIDA É HERDADA.
Bom, qualquer pessoa que se proponha a administrar uma empresa EM ANDAMENTO, sabe que terá duas coisas: DIREITOS E DEVERES. Quem não desejar assumir isso que monte uma entidade NOVA A PARTIR DO ZERO, POIS FORA ISSO NÃO Á OUTRA ALTERNATIVA.

2 – A DÍVIDA NÃO É MINHA
Claro que não é da pessoa que está de plantão na administração. A DÍVIDA É DA ENTIDADE QUE ELA SE PROPÔS A ADMINISTRAR. E o plantonista nada mais é que o RESPONSÁVEL PELA ENTIDADE.
A entidade não foi a sua porta e exigiu que ele saísse de casa para tal função, ele (o plantonista) é que foi em busca dessa oportunidade, e na maioria das vezes brigou duramente com outras pessoas para ser o escolhido.
Então ficar toda hora falando que HERDOU DÍVIDA, QUE PAGOU DÍVIDAS DE GESTÃO ANTERIORES, O QUE NÃO TEM DINHEIRO PORQUE USOU PARA OUTRAS COISAS É ALGO QUE NÃO SE PODE ADMITIR.

3 – DEVERES E DIREITOS
O plantonista sempre fala que teve a obrigação de quitar isso ou aquilo, PORÉM NUNCA FALA que junto com essa obrigação recebeu uma série DE DIREITOS DE RECEBIMENTOS que na maioria dos casos ultrapassa as obrigações.
O plantonista atual vive dizendo que teve de pagar 100 milhões (de onde ele tirou esse número só ele sabe) do passado, MAS NUNCA DISSE QUE ESSE MESMO PASSADO LHE DEU DE PRESENTE MAIS DE 200 MILHÕES PARA ELE “SE DIVERTIR”.

Portanto, MUITO CUIDADO COM A CANÇÃO CANTADA PELOS ILUSIONISTAS.
Eu, nunca vi, um “político” que não seja bom de conversa e retórica, mas sem nenhum fundo de verdade.

ISSO POSTO, VAMOS AOS NÚMEROS

1 – Foi explicitamente solicitado que esta análise fosse feita sobre o curto prazo, que são as dívidas quem vencem em ATÉ 365 DIAS,, ou seja tem de serem pagas em menos de 1 ano.

2 – ENTENDA COMO CLASSIFICAR A QUALIDADE DA DÍVIDA
Olhar o número somente por ele em si próprio tem apenas um caráter DEMONSTRATIVO.
Quem olha um número somente desta forma comete um erro terrível, pois a verdadeira função de um número publicado em balanço é ser INFORMATIVO. Ou seja ele tem de ser analisado não individualmente mas dentro do que ele representa no cenário total em relação aos outros números ali também apontados.
Olhando a informação que os números me trazem eu posso, ai sim, classificar a QUALIDADE de minha dívida e ver qual a melhor forma de gerir.

3- EXISTEM DÍVIDAS E dividas.
É normal e natural qualquer entidade ter o registro de dívidas em seu balanço, afinal toda empresa ATIVA tem, mas o que diferencia as ENTIDADES SAUDÁVEIS das demais é a CAPACIDADE DE PAGAMENTO OU GESTÃO dessa dívida.
Posso ter uma empresa que deve 100 mil reais e outra que deve 800 mil, mas ao analisar isso chegar a conclusão que a empresa que deve mais estar melhor preparada do que a que deve menos.
Se minha dívida for composta por PARCEIROS, é mais provável que eu consiga estender prazos de pagamentos, negociar abatimentos, financiar uma parte, do que se eu devesse pagar execuções de PROCESSOS JUDICIAIS,  que quando a sentença é proferida e transita em julgado, eu terei de pagar e pronto. No máximo conseguir umas parcelinhas.
É assim que devemos analisar A QUALIDADE DE NOSSA DÍVIDA.
POR ISSO, meus confrades, não caiam no canto daqueles que não entendem nada quando eles dizem : O SANTOS DEVE 500, MAS OS TIME X, Y  OU Z DEVEM 800.
Isso é ver o número DEMONSTRATIVO e não INFORMATIVO.

A qualidade de nossa dívida é muito pior do que a deles e a capacidade de pagamento deles é oito vezes superior a nossa. (SABER DISSO É VER O NÚMERO DENTRO DO CARÁTER INFORMATIVO).

COMO CHEGAMOS A ISSO? OU “CADÊ O DINHEIRO QUE TAVA AQUI” ?
Peguemos como exemplo, o  fulano Ivanovescknev, que tem um salário líquido de 10 mil reais por mês, mas se somarmos todas suas despesas vemos ele necessita de 12 mil para passar 30 dias. O que ele faz:

No primeiro mês usa parte do limite do especial. No segundo, usa outra parte do especial e mais os juros pelo mês passado que estourou. No terceiro ele usa ainda outra parte do especial e mais os juros pelos 3 meses. No quarto ele zera seu limite quando paga os juros e a parcela. E AÍ ? E AGORA?

Ah simples, ele apela para o cartão de crédito, e assim vai por mais 3 ou 4 meses, ATÉ QUE….bum, seu limite também estourou, e agora ?

Bom como já estamos no fim do ano, eu peço um empréstimo, pago umas 3 ou 4 parcelas e logo vem dezembro, pego meu 13º e minhas férias e zero tudo. O PLANO PERFEITO. E ele toca em frente.

FINALMENTE DEZEMBRO, ele recebe 13º, férias e mais o salário do mês. (FICOU RICO NOSSO PERSONAGEM) e ele se empolga tanto que LEVA A FAMÍLIA PARA ORLANDO PASSAR A FESTAS.

Preciso continuar?

Vem janeiro, ele está sem salário, devendo até os fundilhos, e sem ter de onde tirar.

É a hora do desespero, de pegar dinheiro com agiota, de refinanciar carro, e de tentar cortar o girassol do papagaio da família.

É EXATAMENTE ASSIM QUE NA ÚLTIMA DÉCADA NOSSO GLORIOSO FOI GERIDO.

UM INCOMPETENTE INCONSEQUENTE .

O termo “inconsequente” foi cunhado no último relatório do CF, e que sem permissão, “roubei” na cara dura por falta de achar outro melhor.

Se dentro do campo formamos atletas reconhecidos no mundo inteiro pela sua qualidade, fora dele nos especializamos em levar aos cargos majoritários pessoas de duvidosa competência, tendo em vista que nos últimos 10 anos 6 contas de gestão foram reprovadas, como el alguns casos de uma INCONSEQUÊNCIA a toda prova.

E  é simples provar isso.

A gestão atual “herdou” um passivo total perto de 400 milhões, sendo que cerca de 180 era PROFUT, ou seja, valor alto, mas com 20 anos para pagar em suaves prestações mensais, o que daria um endividamento líquido de cerca de 220 milhões.

Ai ela recebe de “férias, 13º salário e o provento do mês” mais de 200 milhões DE PRESENTE, ou seja, ganhou na loteria. Uma grana extra, que não pinga toda hora. E o que ela faz ?

ASSUME COMPROMISSOS MAIORES DO QUE PODE PAGAR, USA ESSE DINHEIRO DA LOTERIA PARA IR A ORLANDO E NÃO PAGA O QUE DEVIA.

Teve a oportunidade única de ZERAR NOSSA DÍVIDA e hoje estaríamos discutindo como aplicar nossa receita em investimentos em vez de como vender o café da manhã para ver se sobra para comprar a janta, porque o almoço já era.

ISSO É SER EXTREMAMENTE INCONSEQUENTE.

Daí vem o termo: GESTÃO TEMERÁRIA.
Portando um possível processo de impedimento NÃO TEM NADA A VER COM PERSEGUIÇÃO POLÍTICA, ou qualquer outro desvio de foco que queriam jogar como areia em seus olhos.

BOM VAMOS AOS NÚMEROS.
Os últimos dados oficiais que temos acesso são os de 31/03/2020, publicados pela gestão no portal da transparência.

Encontramos um Passivo Circulante de R$ 251.720.000,00 (que representam dívidas de curto prazo) assim composto (em milhares de reais):
Fornecedores 3.513
Empréstimos e Antecipação de Recebíveis 35.020
Contas a pagar 99.786
Direitos de imagem de atletas 10.907
Receita diferida 31.107
Obrigações trabalhistas 34.296 
Obrigações tributárias 25.146
Débitos com terceiros 148
Parcelamentos de tributos 11.798

LEMBRAM-SE QUANDO DISSE QUE MAIS IMPORTANTE QUE NÚMEROS É VER SUA INFORMAÇÃO REAL ?
Pois bem, vamos fazer isso.

A primeira coisa a se levar em conta é que existe um APONTAMENTO de que temos 31.107 de RECEITAS DIFERIDAS.

Essa é uma conta ESTRITAMENTE ESCRITURAL, ou seja ela não representa na realidade um valor a pagar (não vai sair nada do caixa) e sim uma OBRIGAÇÃO que tenho de cumprir cujo valor é estimado neste montante.
No caso basta eu jogar algumas competições que esse valor SOME, pois ele representa apenas a OBRIGAÇÃO que o clube tem de colocar o time em campo.
Portanto dos 251,720 apontados como DÍVIDA (que tenho de por dinheiro para pagar) na realidade só tenho de tirar do meu caixa R$ 220.613.

A SEGUNDA COISA mas não menos importante que tenho de ter em mente é que além desses 220 mil também tenho de ter dinheiro para MANTER O CLUBE EM ATIVIDADE, pois neste valor não estão inclusas as despesas recorrentes (que ocorrem todo mês) para manutenção.

Segundo o Orçamento de 2020, temos de ter perto de 200 milhões para pagar salários, encargos, viagens, água, luz, etc etc etc, que se somados AO QUE TENHO DE DÍVIDAS PARA PAGAR, chegamos nos 420 milhões em receitas OBRIGATÓRIAS durante o ano.

QUALIDADE DE NOSSA DÍVIDA:
Bom, vamos ver agora qual a qualidade de nossa dívida e o que podemos fazer:
Já sei que tenho de arrumar 200 milhões para manter o time em campo.  E o resto?
– POSSO NEGOCIAR COM FORNECEDORES – claro que sim, mas eles representam menos de 4 milhões, o que é uma gota d’água neste oceano.

– EMPRÉSTIMOS E ANTECIPAÇÕES, bom neste item não posso mexer pois já foi dinheiro que peguei dando como garantia cotas de TV e a globo vai pagar direto a quem me emprestou.

– CONTAS A PAGAR – neste item estão registrados os valores de passes de jogadores que comprei e ainda não paguei. DIFICILMENTE O OUTRO CLUBE/TIME VAI QUERER RENEGOCIAR POIS DEVIDO A PANDEMIA TODOS OS TIMES ESTÃO DE PIRES NA MÃO.

– OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E TRIBUTÁRIAS, este é um item de altíssimo risco pois temos o PROFUT que nos obriga a manter em dia esses recolhimentos e se não o fizer podemos ser retirados do programa e isso seria o tiro de misericórdia.

– PARCELAMENTO DE TRIBUTOS – essas são as parcelas do PROFUT EM SI MESMA, ou se já se não pagar estou fora, nem pensar em não pagar.

Sentiram o drama?

A QUALIDADE DE NOSSA DÍVIDA É PÉSSIMA.

Não dá muita margem para manobras e ou formatação de planejamento de pagamentos.

Até o momento que escrevo esse texto, (com dor no coração), nossa única opção é PAGAR OU PAGAR

e aí vem a pergunta:  COMO ?

Essa é a grande pergunta que o sócio eleitor tem de fazer a TODOS CANDIDATOS, além de ouvir suas propostas e promessas, perguntar COMO ELE VAI FAZER PARA TIRAR DO PAPEL E TORNÁ-LAS REAIS, CHEGA DE ILUSIONISTAS TENTANDO NOS CONFUNDIR COM FALSAS PROMESSAS

Se para este ano de 2020 espera-se que tenhamos somente 150 milhões em receitas?

ACHOU ASSUSTADOR?

Calma que vai piorar.

MAIS UMA VEZ RECORRENDO À ANÁLISE COMPLETA E NÃO ESTANQUE

Embora o pedido tenha sido feito para o curto prazo, tem mais um item que não posso e não devo deixar passar, embora tecnicamente no balanço esteja lançado (contabilmente de forma correta, mas na prática a teoria é diferente), como PASSIVO DE LONGO PRAZO.

É o item PROVISÃO PARA DEMANDAS JUDICIAIS.

O que temos aí?

Temos uma provisão de valores de processos judiciais que PODEMOS PERDER, segundo o próprio parecer do jurídico do clube. É um valor calculado de forma estimada sobre o total de processos em que somos réus.
Não vou entrar no mérito do valor em si, mas tem uma causa (processo) que creio não deveria estar ai, pois sua solução será rápida e não tem como não sermos penalizados. No máximo poderemos chorar um pouco esse valor e por isso vou fazer a analise baseado no mínimo dos mínimos.

O processo é da DOYEN, que cobra a parcela não paga pela atual gestão e vencida em 2019 no valor de 5 milhões de euros E MAIS 10 milhões de multa pelo não cumprimento do acordo judicial firmado antes (2017) com eles próprios (TINHAM O DINHEIRO NA MÃO PARA PAGAR E NÃO PAGARAM AUMENTANDO ASSIM O RISCO DA DÍVIDA EM MAIS 10 MI DE EUROS, SE ISSO NÃO É GESTÃO TEMERÁRIA, NÃO SEI MAIS O QUE É DEPOIS ALGUNS DIZE QUE OS PROCESSOS NO CD E CF SÃO POLÍTICOS) A gestão tenta a redução da multa.

Desta forma creio que mesmo conseguindo uma baita redução não ficaremos livres de pagar uns 7,5 milhões de euros (e quando isso sair, que pode levar mais 6 meses ou no máximo 1 ano) teremos de tirar dinheiro do caixa na hora.

Desta feita, eu creio que podemos (e devemos) acrescentar em nossa sacola de pagamentos (dívidas) mais uns 45 milhões de reais.

Agora creio que chega de más notícias.

VAMOS FINALIZAR

FAZENDO A CONTINHA DE PADARIA, TEMOS:

DIVIDAS = 220 MILHÕES  +
CUSTO DO TIME = 200 MILHÕES +
DOYEN = 45  

TOTAL DAS SAÍDAS = 465 milhões

RECEITAS ORÇADAS = 150 milhões +
VALORES A RECEBER = 58 milhões

TOTAL DAS ENTRADAS = 208 milhões

O QUE FALTA  DE DINHEIRO PRATICAMENTE DE IMEDIATO:

257 milhões de reais

NO MÍNIMO…

Assina o texto: Antonio Rabelato.

***

E o que você acha de tudo isso? Comente!

BLOG SOUL SANTISTA!

Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br

E-mail: admblogsantista@gmail.com

WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 98120 8822

Twitter: https://www.twitter.com/BlgSoulSantista

Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/

Instagram: /blogsoulsantista

YouTube: https://www.youtube.com/c/BlogSoulSantista

  • Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC

https://sociorei.com