Dando voz à opinião dos Santistas

Prezados Santistas,

Aproveitando a pausa no Brasileirão por conta deste torneio disputado pelo time da CBF, entidade que sempre se serviu de jogadores do Santos mas que prejudica o nosso time sempre que pode, publicamos a seguir 2 textos que recebemos de leitores do nosso blog.

Um deles de autoria do Santista Ernesto Franze que trata do tema “Clube Empresa”, e outro do Santista Matheus Silva, a respeito da hipótese do Santos aproveitar a estrutura atual caso venha a ter uma nova casa.

Apesar do fato dessas opiniões não expressarem, necessariamente, a opinião deste Blog, reforçamos que este espaço tem a missão de dar voz à coletividade Santista e mesmo sabendo que estes textos podem, eventualmente, desagradar A ou B, seremos fiéis à proposta inicial deste espaço.

Boa leitura.

***

Clube-Empresa: Santistas, precisamos falar a respeito

Clubes empresas já são uma realidade no Brasil, os mais famosos são o Red Bull Bragantino, e o Botafogo S. A., o Botafogo de Ribeirão Preto. Vários outros clubes estão preparados para se tornarem empresas, o São Paulo, Flamengo, e Palmeiras, além de outros como CAP que está pronto também, e tem tudo para virar um bicho papão de títulos quando receber investimentos.

O Red Bull Leipzig fundado em 2009, há 10 anos, já está se tornando frequentador assíduo da Champions League. Quanto tempo o Red Bull Bragantino vai demorar para passar a ser um frequentador assíduo da Libertadores? E o Santos?

Clube-empresa é um caminho “obrigatório” para o Peixe, não há como fugir.

Obs. A lamentar o fato de que apenas um candidato pois esse tema em seu plano de governo nas últimas eleições.

O modelo de clube 51% associação sem fins lucrativos e 49% empresa adotado na Alemanha apresentou um resultado que podemos considerar um fracasso, produziu um clube que já era o mais organizado, o Bayern de Munique, que domina absolutamente a Bundesliga, e que acaba de vencer o sétimo campeonato consecutivo, enquanto o Inglês com 100% de clubes empresa é um absoluto sucesso. Já há uma movimentação no sentido de adotarem o modelo Inglês.

Quatro times da Premier-League decidirão a Champions e a Europa League esse ano, mas o fato extraordinário é o resultado do estudo Football 50 demonstrar que as marcas dos clubes ingleses somadas representam 42,7% do valor das marcas dos clubes europeus, enquanto a Liga espanhola representa 19,7% e a terceira mais rica a Liga Alemã representa 18,8%.

Ouça o Podcast:

Dinheiro em Jogo #6 tira dúvidas sobre modelos de clube-empresa no Brasil e no mundo

https://globoesporte.globo.com/blogs/blog-do-rodrigo-capelo/post/2019/05/13/futebol-sa-dinheiro-em-jogo-tira-duvidas-sobre-modelos-de-clube-empresa-no-brasil-e-no-mundo.ghtml

 

***

Revitalização Sereias da Vila

Estádio Próprio

Em meio a Copa do Mundo Feminina, aonde pela primeira vez temos transmissão de nível nacional, é inegável que não pensemos em nossa equipe nesse cenário. O Santos, que apesar de ter um time vencedor e que já contou duas vezes com a melhor de todos os tempos em seu elenco (Marta), demonstra uma evolução em passos lentos. É fato que o futebol feminino brasileiro não exige grandes equipes, porém o público feminino tem aumentado a cada ano mais, e agora com a Copa aos olhos de qualquer um com uma televisão, a tendência é que cresça muito mais.

Vide isso, por que não imaginar o Santos aproveitando essa oportunidade e ainda dar á suas jogadoras, um incentivo maior para vencer e buscar premiações grandes? Não estou falando de salários maiores (além do mais se o planejamento der resultados, isso virá como consequência), mas sim de um espaço dedicado, lugares que honrem essa equipe.

Usemos então a possibilidade do Santos vir para São Paulo, em busca de um novo estádio e assim deixando a Vila Belmiro para trás. A Vila precisa de uma reforma e isso é um fato, porém não precisamos que o clube se endivide para realizar a construção de uma arena moderna em São Paulo e ainda se encarregue de financiar uma renovação tecnológica e estrutural na Vila. Uma forma de bater esse custo seriam as Sereias da Vila.

 

 

A Vila por ser um palco honrado, não merece ser simplesmente demolido em prol da modernização recorrente de estádios e da cada vez maior procura dos clubes em ter suas próprias “arenas”. Além disso, o futebol feminino tende a crescer, e o Santos seria o primeiro a ter um estádio apenas para essa modalidade (aqui no Brasil). É claro que o time feminino não vai ter uma média de público de nem 3.000 por jogo no início, mas de qualquer jeito a Vila ficará lá, e uma modernização seria convidativa, além de que tendo em vista a popularidade do futebol feminino, os ingressos não teriam preços exorbitantes, aliás, já não tem, a próxima partida será contra a Portuguesa e terá entrada franca. Ou seja, o clube já não vem ganhando muito com as meninas (por enquanto) e mesmo assim custeia seus jogos. E convenhamos, em uma final na Vila as chances do público comparecer mesmo que seja pelo feminino, são muito altos.

Temos uma torcida mente aberta, basta acompanhar o Instagram das Sereias da Vila, muitos homens estão em peso comentando, compartilhando, apoiando… E novamente lembremos, o futebol feminino está crescendo e ganhando público, pesquisas indicam que cada vez mais mulheres tem se reunido para jogar futebol em quadras alugadas, uma cultura a muito tempo apenas masculina.

 

 

Assim o clube não precisaria mais alugar o Pacaembu e poderia abandoná-lo de vez, pois em necessidade de um estádio maior, poderiam ser feitas finais de outros times do clube, como os sub masculino e feminino. Quitando assim, a necessidade do clube de alugar qualquer outro espaço para sediar jogos dessas equipes, e ainda assim, mantendo bom nível de espaço e estrutura.

 

CT Rainha Marta

Considerando então, que o clube criou sua arena em São Paulo, as chances de o CT Rei Pelé mudar de lugar são muito altas, tendo em vista que não é vantajoso viajar com os atletas de uma cidade para outra em toda partida como mandante. Sendo assim, por que não modernizar também o CT e ainda por cima renomeá-lo pela jogadora mais vencedora do mundo?

Além do mais, as meninas já treinam em Santos e o CT não pode ser simplesmente abandonado tendo em vista a mudança de sede do clube. Sendo assim, uma área de treinamento dedicada ao futebol feminino tornaria a comodidade maior e ainda utilizaria um espaço que já é de propriedade do clube. A única parte memorável de tal CT (no fator físico e não sentimental) são os muros pintados com artes dos atletas que foram ídolos do time, porém isso é facilmente mutável, já que tal muro não tem nem décadas de existência, e pode ser transferido para a nova sede de outras formas, talvez até mais conveniente, ou todos esquecemos quantas vezes a torcida pediu que fossem retiradas certas caras do muro, por que as mesmas deixaram de serem ídolos e para muitos se tornaram uma memória ruim? Alguns mais radicais já chegaram até a violar tais artes apenas para retirar alguma pessoa indesejada do muro, então ele não é tão “sagrado” assim certo?

 

 

 

Que essa seja uma nova fase para as meninas, uma renovação para elas e um incentivo. Além de que tudo seria feito com base em resultados em longo prazo e não do dia para a noite e com investimento radical. Isso sem contar que a possibilidade de conseguir investidores grandes para esses projetos é altíssima, tendo em vista que (como já citamos) o futebol feminino está crescendo e se tornando cada vez mais um orgulho feminino, atraindo mais fãs. Conseguir uma marca que queira estar estampada em uma revolução técnica e estrutural de um clube desse meio, não é algo tão difícil de imaginar, logo que, qualquer pessoa que queira acompanhar tal futebol, irá buscar o “melhor” clube e com a melhor acomodação e dedicação, automaticamente, as marcas seriam lembradas por apoiarem tal casa.

E você. O que acha de tudo isso?

Blog Soul Santista

Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br

Twitter: //twitter.com/SantistaBlog

Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/

E-mail: admblogsantista@gmail.com

Instagram: /blogsoulsantista

WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações):  (13) 98140 9005

  • Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC:

https://santos.ofertas.mobi/socio-rei-weffr

  • Parceiros do Blog Soul Santista!: 

Resenha Show dos Esportes (BA) 

http://www.resenhashowdosesportes.com