O que os últimos públicos do Pacaembu nos ensinam?

Prezados santistas,

Recentemente temos visto muitas discussões a respeito dos prejuízos que o Santos está tendo, ao jogar no Pacaembu para um público de 7 a 10 mil pessoas.

A proposta deste texto é de debatermos sobre as causas e possíveis soluções a este problema.

Primeiramente, vamos pegar os exemplos que temos no mercado.

Quando há um produto que está vendendo pouco, o que fazem as empresas basicamente?

1-Promoções

2-Criam vantagens aos consumidores

Mas também existem outras etapas bastante importantes nesse processo. São elas:

3-Conceito de sazonalidade

4-Adequar a oferta à demanda

Tendo em vista que “promoções e vantagens” já foram exaustivamente debatidas, vamos concentrar a análise nos dois últimos itens dessa lista:

3-Conceito de Sazonalidade

Acreditamos que é preciso adequar o preço à importância do momento da disputa, ou do adversário em si, com metologia e não com base em opiniões e “feeling” pessoal.

Essa metodologia deveria analisar o custo operacional do estádio e quanto o torcedor gasta para estar lá (combustível, estacionamento, alimentos & bebidas e capa de chuva).

Uma variação de preço mais ou menos como ocorre com a venda de camisas oficiais do Santos, que começam custando R$ 250,00 e depois o preço vai caindo e mesma camisa chega a custar R$ 99,00 ou menos.

E outra: será que não dá para pegar um jogo como esse do campeonato paulista contra o Novorizontino, e oferecer uma parte dos ingressos ao sócio rei como gratuidade ou preços simbólicos?

4-Adequar oferta à demanda

Ao contrário de seus rivais, o Santos pode utilizar dois tipos de estádio para mandar seus jogos.

  • Um estádio com baixo custo operacional e que fica visualmente cheio (e com superavit) com somente 10 mil pessoas;

  • Um estádio com custo mais elevado, mas que comporta até 39 mil pessoas.

Essa particularidade poderia jogar a favor do Santos, caso alguém estudasse com antecedência e metodologia, qual a melhor partida para jogar neste ou naquele estádio.

Lamentavelmente, até hoje isso só foi usado para criar uma birra lamentável entre os torcedores de SP e Santos.

Vejam vocês que os nossos rivais só tem um tipo de estádio para todo e qualquer jogo.

O Santos precisa utilizar a seu favor o fato de ter 2 estádios disponíveis para mandar seus jogos, pois até hoje só utilizou este aspecto como forma de segregar a torcida”

Esse tipo de análise (adequar oferta à demanda) é utilizada no mercado, como exemplo, nas empresas de transporte que oferecem a quantidade de assentos de acordo com a procura dos passageiros, ou então nas redes de varejo que instalam pontos de venda do tamanho e de acordo com a localidade.

Esperamos que os nossos gestores comecem a tratar essa questão de forma imparcial, sem paixões ou preferências pessoais, e com metodologia de mercado.

E você, o que acha de tudo isso?

Blog Soul Santista

            Siga o Blog Soul Santista!

 

Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br

Twitter: //twitter.com/SantistaBlog

Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/

E-mail: admblogsantista@gmail.com

Instagram: /blogsoulsantista

WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações):  (13) 98140 9005

  • Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC:

https://sociorei.com/

  • Parceiros do Blog Soul Santista!: 

Resenha Show dos Esportes (BA) 

http://www.resenhashowdosesportes.com