Primeiras avaliações do Santos em 2018 (Parte 1)

Amigos santistas,

Nos últimos meses temos acompanhado um embate de ideias nas redes sociais, Whatsapp e neste humilde blog, a respeito do desempenho geral deste Santos “versão 2018”.

Obs. “Como se trata de um tema bastante complexo e denso, a ideia é dividi-lo em alguns posts, pois ninguém merece um texto chato e interminável. Hoje falaremos de 3 pilares da campanha vencedora”.

Nesse embate de ideias, de um lado temos aqueles que vêem virtudes em quase todas as ações dos dirigentes do Santos e pregam que em breve, estaremos em um novo patamar. Do outro lado, alguns críticos contumazes, com visão inversamente proporcional a do primeiro grupo.

Para não ficarmos no campo subjetivo, gostaríamos de convidá-lo a começar a análise e o debate, com base nos 11 pilares criados pelo grupo do presidente “Somos Todos Santos”, considerando-se que transcorreram 11 de 36 meses, ou seja, 30,55% da duração total do mandato. Parece justo?

Antes de começarmos mais um ponto a ser enfatizado.

A maioria das críticas e dos elogios, por mais que estejam devidamente embasados em premissas técnicas e objetivas, frequentemente carregam consigo o traço subjetivo de quem os trazem no bojo da discussão. Portanto, respeitemos a opinião do próximo por mais absurda que possa, em princípio, parecer.

Opinião do blog Soul Santista: 

Avaliamos que a diretoria aproveitou relativamente bem esse primeiro 1/3 da gestão. A ação dos ídolos santistas em Moçambique fortalece a identidade e reputação do clube, assim como o jogo que reverteu a renda ao referido projeto. São ações como esta que o clube precisa para fortalecer a sua imagem. O Portal da Transparência dá seus primeiros passos, mas devemos reforçar que o portal sem informações relevantes não tem qualquer valor. Sugerimos que se crie uma rotina para atualizações semanais. Cabe lembrar que o portal foi ao ar dois ou três dias antes da data estipulada em campanha, aparentemente, feito às pressas apenas para cumprir o protocolo. Por isso, há muito a ser feito, mas a avaliação é neutra no momento, considerando ponto positivo para a reputação e negativo para a transparência.

 

.

 

Em atenção aos princípios da celeridade e do poder de síntese, acreditamos que não caminhamos quase nada neste pilar e que temos dúvidas se conseguirão cumprir as metas arrojadas até o final do triênio. O torcedor/sócio é a razão de ser do clube e traz receitas direta e indiretamente. Lembramos que uma das promessas de campanha é atingir a marca de 100 mil sócios, mas problemas internos, e externos, como a Redegol, por exemplo, não conseguiram fluir, e a continuar assim, não chegaremos a metade da meta.

.

Opinião do blog Soul Santista:

Aí está um item nebuloso, que se ressente da falta de transparência. Infelizmente os relatórios trimestrais e pareceres da Comissão Fiscal indicam um cenário ruim.

Aguardamos ansiosamente o balanço financeiro anual para uma análise objetiva da coisa. De qualquer forma, já deveríamos ter acesso a relatórios oficiais a esta altura.

.

Publicaremos oportunamente novos textos com a análise dos outros itens até o final do ano, mas já temos um bom material para o início do debate.

E você, o que acha de tudo isso?

*Colaboraram: Ian Rocha, Fabiano Reis e Wagner Dias

            Siga o Blog Soul Santista!

Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br

Twitter: //twitter.com/SantistaBlog

Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/

E-mail: admblogsantista@gmail.com

Instagram: /blogsoulsantista

WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações):  (13) 98140 9005

  • Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC:

https://www.sociorei.com.br/adesao

  • Parceiros do Blog Soul Santista!: 

Resenha Show dos Esportes (BA) 

http://www.resenhashowdosesportes.com