Salve Nação Santista!

O SFC está panguando com o, hoje, melhor treinador disponível no mercado nacional;

Mas, afinal, qual a relação entre Roger Machado, Cléber Xavier, SFC, Inter e Vojvoda? Tudo. Pois, acompanhando os perfis da torcida colorada, notei que mesmo tendo o seu treinador atual, 61% de aproveitamento, existe uma angústia, pressão e movimentação pela troca do Roger Machado, justamente, por ter Vojvoda disponível na praça.

Já o SFC que tem um treinador fazendo “estágio” e com desesperadores 33% de aproveitamento, no Z4 e com futebol pífio, tem uma gestão sem o menor senso de urgência, dando suporte para treinador com esse desempenho, uma torcida adormecida e, aparentemente, satisfeita com o fato de ter Neymar no elenco. Enfim, o ambiente está muito “zen”;

A presença de Neymar no elenco, acredito que mexeu com o impeto da torcida do SFC, perdemos, totalmente, o senso critico. A “coisa” é tensa, complexa, mesmo assim parace estar tudo bem ou quase isso…

A cada dia que passa, o cenário fica mais parecido com 2023, ano da maior tragédia de nossa rica história, chegando no segundo semestre, com treinador inadequado, pontuação e performance de Z4 e diretoria manifestando estar tudo bem…

Óbvio que contratar Vojvoda não é fácil, mas quem não tenta, já sabemos o que acontece.

No video abaixo, tem uma abordagem mais ampla, inclusive com análise importante das razões do Vojvoda ser a melhor opção disponível!

E você o que pensa de tudo isso?

Por Fabiano Reis

BLOG SOUL SANTISTA
PIX BSS para doações:
admblogsantista@gmail.com

Siga o 
Blog Soul Santista nas Mídias Sociais
Inscreva-se em nosso Canal, Ative o Sino e Deixe seu Like.

Torne-se Membro do nosso Canal no YouTube! Planos à partir de R$ 2,99.

QR CODE PARA O CANAL DO BLOG SOUL SANTISTA NO YOUTUBE!
Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/@blogsoulsantista
Twitter: https://www.twitter.com/BlgSoulSantista
Bluesky: @blogsoulsantista.bsky.social
Instagram:@blogsoulsantista
Threads:@blogsoulsantista
Telegram: t.me/BlogSoulSantista
Tik Tok: https://www.tiktok.com/@blogsoulsantista
E-mail: admblogsantista@gmail.com
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 981208822
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2

A renegociação dos direitos de imagem com Neymar, que não recebeu um real sequer dela até agora, mas celebrou acordo repactuando os vencimentos até 31/12/2026, e o pedido de rescisão indireta por falta de pagamento de Furch, que depois também levou a um acordo, porém sacramentando a saída, ligaram o sinal de alerta. A diretoria se entendeu com eles. Outros teriam a mesma boa vontade?

A Lei 14.597/2023, conhecida como Lei Geral do Esporte, instituída em 14/06/2023, em seu Artigo 90, Parágrafo Primeiro, estabelece que dois meses ou mais de salários ou imagem atrasados dão motivo à rescisão indireta. Antes dela eram três meses de inadimplência que eram dados como motivo à rescisão indireta. E mais: o atleta beneficiado por ela poderá se inscrever em qualquer equipe, independentemente de quantos jogos tiver participado, respeitado o prazo de inscrição da competição.

Além disso, o atual Estatuto, aprovado em 06/11/2022, ou seja antes da publicação dessa lei, está mesmo assim adaptado a ela, pois estabelece em seu Artigo 68 que atrasos em salários e imagem por mais de dois meses – sessenta e um dias ou mais já configuram atraso superior a dois meses -, consecutivos ou não, sendo inclusive motivação para impeachment.Portanto, caso haja atrasos envolvendo outros atletas, o Santos estará exposto e dependerá da boa vontade dos que forem porventura credores de pendências de imagem.

Como já houve comprovadamente dois casos, o Conselho Deliberativo deveria exigir esclarecimentos do Comitê de Gestão a respeito, exercendo seu papel de fiscalização. É vital conhecer a real situação financeira do clube para agir preventivamente e evitar surpresas.

E você o que pensa de tudo isso?

Por Henrique Farinha

BLOG SOUL SANTISTA
PIX BSS para doações:
admblogsantista@gmail.com

Siga o 
Blog Soul Santista nas Mídias Sociais
Inscreva-se em nosso Canal, Ative o Sino e Deixe seu Like.

Torne-se Membro do nosso Canal no YouTube! Planos à partir de R$ 2,99.

QR CODE PARA O CANAL DO BLOG SOUL SANTISTA NO YOUTUBE!
Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/@blogsoulsantista
Twitter: https://www.twitter.com/BlgSoulSantista
Bluesky: @blogsoulsantista.bsky.social
Instagram:@blogsoulsantista
Threads:@blogsoulsantista
Telegram: t.me/BlogSoulSantista
Tik Tok: https://www.tiktok.com/@blogsoulsantista
E-mail: admblogsantista@gmail.com
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 981208822
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2

É ótimo ainda haver jornalistas que pesquisam e estudam, não se restringindo a notas e fontes oficiais.
Demétrio Vecchioli (X/Twitter: @Olhar_Olimpico) lembrou que a Lei 10.671/2003, conhecida como Estatuto do Torcedor, foi revogada pela Lei 14.597,2023, a Lei Geral do Esporte. E o que o Santos tem a ver com isso? Tem tudo a ver!

A nota oficial sobre a abertura de boletim de ocorrência contra Alex Sander Silva, o torcedor que discutiu com Neymar, não tem embasamento legal. Vecchioli destacou que não há punição prevista na Lei Geral do Esporte contra quem compra ingresso, e sim contra quem vende. O Artigo 144 estabelece que é o mandante o responsável por combate a fraudes na emissão, distribuição e comercialização, enquanto o Artigo 167 destaca as punições para quem facilita a venda de ingressos por quem cobra preços superiores aos de face, ou seja, quem alimenta os cambistas. Resumindo: não há qualquer fundamentação para buscar punição ao torcedor pelos motivos expostos na nota.

O clube errou ao emiti-la e deve admitir isso em vez de insistir em buscar motivos esdrúxulos para perseguir o torcedor.

E você o que pensa de tudo isso?

Por Henrique Farinha

BLOG SOUL SANTISTA
PIX BSS para doações:
admblogsantista@gmail.com

Siga o 
Blog Soul Santista nas Mídias Sociais
Inscreva-se em nosso Canal, Ative o Sino e Deixe seu Like.

Torne-se Membro do nosso Canal no YouTube! Planos à partir de R$ 2,99.

QR CODE PARA O CANAL DO BLOG SOUL SANTISTA NO YOUTUBE!
Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/@blogsoulsantista
Twitter: https://www.twitter.com/BlgSoulSantista
Bluesky: @blogsoulsantista.bsky.social
Instagram:@blogsoulsantista
Threads:@blogsoulsantista
Telegram: t.me/BlogSoulSantista
Tik Tok: https://www.tiktok.com/@blogsoulsantista
E-mail: admblogsantista@gmail.com
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 981208822
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2

Não faltam lições desse jogo. Cleber Xavier, se permanecer, e a gestão do clube serão capazes de assimilarem? .

  • Escobar não pode ser lateral-direito. E hoje o melhor da posição no elenco é Chermont. Tem de disputar posição com Igor Vinicius.
  • Zé Rafael voltou da pausa do Mundial de clubes muito abaixo fisicamente. Não pode ser titular no momento.
  • Bontempo tem de ser titular.
  • Barreal esteve longe de ser uma maravilha tecnicamente, mas colaborou mais na esquerda, além de fazer o gol.
  • A transição ofensiva é lenta. É preciso injetar juventude e energia. Hyan tem de ficar e ser opção ao menos para o rodízio do elenco. Eu o poria de titular para ver como desempenha. Ele certamente não será pior do que Pituca, Schmidt e um Zé Rafael em más condições físicas.
  • Neymar não pode ser meia. Não tem mobilidade atualmente para isso. É segundo atacante ou falso nove.
  • Na hora do aperto o treinador recorre à base. Ou seja, primeiro ele agrada às lideranças envelhecidas do elenco, depois ele chama os jovens no desespero. Esse é o “cuidado” que ele toma para “desenvolver talentos”.
  • O time carece de variações táticas e adaptações aos adversários, que já conhecem o 4-2-3-1 de Cleber Xavier e sabem que há muitos espaços entre as linhas. Se permanecer no comando e não quiser mesmo usar três zagueiros, que use três meio-campistas. E que entenda que futebol hoje em dia se joga em no máximo trinta ou trinta e cinco metros. Essa é a distância máxima entre as linhas.
    Diante disso, como eu escalaria o time para sábado? Mesclaria experiência e juventude. Sei que Cleber Xavier se ficar não fará isso, mas novamente não será por falta de aviso: Brazão; Chermont, Basso, Luan Peres e Souza; Rincón, Bontempo e Hyan; Rollheiser e Barreal; Neymar. Em 4-3-2-1, com Rollheiser e Barreal articulando entre as linhas adversárias, trocando de posições e fechando uma linha de cinco no meio-campo no momento defensivo.

E você o que pensa de tudo isso?

Por Henrique Farinha

BLOG SOUL SANTISTA
PIX BSS para doações:
admblogsantista@gmail.com

Siga o 
Blog Soul Santista nas Mídias Sociais
Inscreva-se em nosso Canal, Ative o Sino e Deixe seu Like.

Torne-se Membro do nosso Canal no YouTube! Planos à partir de R$ 2,99.

QR CODE PARA O CANAL DO BLOG SOUL SANTISTA NO YOUTUBE!
Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/@blogsoulsantista
Twitter: https://www.twitter.com/BlgSoulSantista
Bluesky: @blogsoulsantista.bsky.social
Instagram:@blogsoulsantista
Threads:@blogsoulsantista
Telegram: t.me/BlogSoulSantista
Tik Tok: https://www.tiktok.com/@blogsoulsantista
E-mail: admblogsantista@gmail.com
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 981208822
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2

Salve Nação Santista!

O Post de hoje será em formato de vídeo, dois vídeos curtos com as análises de Enrico e Henrique Farinha;

E você o que pensa de tudo isso?

Por Henrique Farinha & Enrico Conde

BLOG SOUL SANTISTA
PIX BSS para doações:
admblogsantista@gmail.com

Siga o 
Blog Soul Santista nas Mídias Sociais
Inscreva-se em nosso Canal, Ative o Sino e Deixe seu Like.

Torne-se Membro do nosso Canal no YouTube! Planos à partir de R$ 2,99.

QR CODE PARA O CANAL DO BLOG SOUL SANTISTA NO YOUTUBE!
Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/@blogsoulsantista
Twitter: https://www.twitter.com/BlgSoulSantista
Bluesky: @blogsoulsantista.bsky.social
Instagram:@blogsoulsantista
Threads:@blogsoulsantista
Telegram: t.me/BlogSoulSantista
Tik Tok: https://www.tiktok.com/@blogsoulsantista
E-mail: admblogsantista@gmail.com
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 981208822
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2

Os últimos fatos ligados à Nova Vila deixam claros alguns pontos:

  • O projeto da Nova Vila, por mais que Marcelo Teixeira diga o contrário, está morto.
  • O modelo de negócios é absolutamente inexequível. Não há a menor condição de arrecadar R$ 600 milhões com a venda de propriedades para início da construção em um período curto. Até o final do ano então nem pensar.
  • A retirada de receitas da WTorre se deu em troca da redução da exposição de construtora. Traduzindo, ela pulou fora do risco. Quando das primeiras conversas, ainda em 2020, a totalidade do investimento seria dela e agora está próximo de zero.“Ahhh, recuperamos os royalties!” Claro, em troca disso. Ou seja, não houve almoço grátis. Marcelo Teixeira não foi “cobra” ou “tubarão” das negociações…
  • ⁠Nem Marcelo Teixeira acredita na viabilidade. Deixar que façam reformas na atual Vila – agora há aquela que abrange a Geral Santista – indica que não há expectativa de demolição no horizonte.
  • Surgem com mais força rumores de haver um retrofit sendo elaborado por pessoas da gestão, descartando a Nova Vila, no qual a capacidade seria expandida para 20 mil ou 25 mil pessoas. Isso, todavia, certamente acarretará um investimento a se somar ao de uma futura arena.
  • Paralelamente, insiste-se na busca de outra área para construção dessa arena. Custo, projeto e investidor(es), no entanto, ainda inexistem.
  • Abre-se espaço para o uso de uma hipotética arena de Neymar pai e Grupo Peralta. Que, porém, tem também inúmeros problemas para sair do papel.⁠
  • A audiência pública foi protocolar. Em princípio, por tudo que se vê, o projeto da Nova Vila conforme apresentado não será levado adiante, tampouco se sabe quando e se existirá de fato outro.

A conferir!

E você o que pensa de tudo isso?

Por Henrique Farinha

BLOG SOUL SANTISTA
PIX BSS para doações:
admblogsantista@gmail.com

Siga o 
Blog Soul Santista nas Mídias Sociais
Inscreva-se em nosso Canal, Ative o Sino e Deixe seu Like.

Torne-se Membro do nosso Canal no YouTube! Planos à partir de R$ 2,99.

QR CODE PARA O CANAL DO BLOG SOUL SANTISTA NO YOUTUBE!
Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/@blogsoulsantista
Twitter: https://www.twitter.com/BlgSoulSantista
Bluesky: @blogsoulsantista.bsky.social
Instagram:@blogsoulsantista
Threads:@blogsoulsantista
Telegram: t.me/BlogSoulSantista
E-mail: admblogsantista@gmail.com
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 981208822
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2

Se Neymar tem identificação com o Santos e é ídolo de grande parte da torcida, o maior responsável por isso foi LAOR.

E muita gente não entende o impacto disso na gestão dele. Fica apenas a imagem do “chapéu” aplicado por Neymar pai na transação com o Barcelona. É um engano. E uma tremenda injustiça histórica.
Ele assumiu um clube quebrado e que fechou 2009 com ridículos R$ 70,4M de receitas (R$ 207,8M atualizados pelo IGP-M até 31/12/2024), dívida de R$ 221,4M (R$ 653,8 M atualizados) e relação dívida/receita de 3,15. Era um estado falimentar. Em três anos, e a manutenção de Neymar tem tudo a ver com isso, as receitas saltaram para R$ 197,8M (R$ 467,5M atualizados) em 2012. Subiram 125,0% em termos reais. A dívida era de R$ 244,8M (578,5M atualizados), queda real de 11,5%.

Esse foi o resultado objetivo e financeiro da estratégia de manutenção de Neymar evitando negociá-lo pela primeira grande oferta. Dessa forma, o ciclo virtuoso foi fruto especialmente de:

  • Boa utilização da base, resultando no aproveitamento de Rafael Cabral, Wesley, Adriano “Pagode”, André, Felipe Anderson, Ganso e Neymar.
  • Ótima prospecção de mercado com várias contratações inteligentes, tais como Arouca, Durval, Danilo, Alex Sandro ou Jonathan.
  • Aumento expressivo do número de sócios. Em maio de 2013 eram 51.878 ativos e adimplentes, sem contar os remidos e inadimplentes, que somavam cerca de 14 mil. Em tempo: o Corinthians tinha então 52.894 sócios adimplentes, o Palmeiras 23.822 e o São Paulo 20.077.

Foi o último ano de gestão digna de nota. LAOR renunciou em 2014 por graves problema de saúde, antes disso afastou-se por um ano. Odílio Rodrigues assumiu a presidência e esse foi sem dúvida o marco da decadência de lá para cá.
Quando avaliamos os números, vê-se que o clube estagnou após a saída de LAOR. Não à toa Neymar retornou e encontrou os mesmos chuveiros… Hoje o Santos depende de vender atletas cada vez mais jovens que não criam identificação para gerar receitas desesperadamente e pagar suas contas.
A consequência foi a perda dos valores essenciais no futebol, que sempre foram a inovação, como na época da internacionalização na Era Pelé, o uso intensivo da base e a busca de talentos pontuais no mercado. É preciso retomá-los. Não se pode depender apenas de ídolos do passado ou de Neymar. É preciso construir um futuro que dê esperanças à torcida com base nesses valores. E também novos ídolos.

E você o que pensa de tudo isso?

Por Henrique Farinha

BLOG SOUL SANTISTA
PIX BSS para doações:
admblogsantista@gmail.com

Siga o 
Blog Soul Santista nas Mídias Sociais
Inscreva-se em nosso Canal, Ative o Sino e Deixe seu Like.

Torne-se Membro do nosso Canal no YouTube! Planos à partir de R$ 2,99.

QR CODE PARA O CANAL DO BLOG SOUL SANTISTA NO YOUTUBE!
Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/@blogsoulsantista
Twitter: https://www.twitter.com/BlgSoulSantista
Bluesky: @blogsoulsantista.bsky.social
Instagram:@blogsoulsantista
Threads:@blogsoulsantista
Telegram: t.me/BlogSoulSantista
E-mail: admblogsantista@gmail.com
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 981208822
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2

O Santos FC anunciou em 25/03/25 a parceria com a Futuro Mídia para a instalação de dois telões atrás dos gols da Vila, além de 269 metros lineares de leds.

Nada andou e nem se fala nisso. E a empresa nem site ativo tem, vide o link abaixo. Além disso, tem capital social de R$ 10 mil. Como teria condições de implantar um projeto como esse?

Cabe à gestão do clube esclarecer.
https://www.futuromidia.com

E você o que pensa de tudo isso?

Por Henrique Farinha

BLOG SOUL SANTISTA
PIX BSS para doações:
admblogsantista@gmail.com

Siga o 
Blog Soul Santista nas Mídias Sociais
Inscreva-se em nosso Canal, Ative o Sino e Deixe seu Like.

Torne-se Membro do nosso Canal no YouTube! Planos à partir de R$ 2,99.

QR CODE PARA O CANAL DO BLOG SOUL SANTISTA NO YOUTUBE!
Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/@blogsoulsantista
Twitter: https://www.twitter.com/BlgSoulSantista
Bluesky: @blogsoulsantista.bsky.social
Instagram:@blogsoulsantista
Threads:@blogsoulsantista
Telegram: t.me/BlogSoulSantista
E-mail: admblogsantista@gmail.com
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 981208822
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2

É muito prematuro falar sobre dados do contrato de Neymar com o Santos.

E por quê? Porque até agora só há a versão oficial, que da outra vez se revelou incorreta e muito longe da realidade. Não se sabe quais são as metas e como afetam a remuneração. E, por tudo isso, seria extremamente ingênuo acreditar nas informações que vazam do clube.

É bom que ele fique? É claro que sim, mas por que não foca na saúde e permanência, ao invés de se impor um prazo curto para novo romance de renovação a seis meses da Copa? No que isso ajuda? Se Neymar quer de fato retomar a carreira, deveria tirar da frente tudo o que o desvia desse objetivo.

Simultaneamente, ele tem de pensar na imagem e marca. Repito que não o vejo continuar em alto nível de 2027 em diante. Ele claramente parece saturado e a Copa é o grande objetivo que ainda o move.

Resta, portanto, pouco tempo para mostrar um bom desempenho, ajudar o clube e retornar à Seleção. E no pós-carreira, ou mesmo atuando em um mercado alternativo, para continuar faturando alto ele dependerá justamente da gestão da imagem e da marca para ser interessante a grandes patrocinadores.

Ninguém o acolhe mais do que a torcida do Santos. Que Neymar recupere a alegria em campo nos próximos meses e a divida com ela, o que certamente lhe proporcionará ganhos pessoais e profissionais agora e no futuro, imediatamente tangíveis ou não, assim como ao clube.

E você o que pensa de tudo isso?

Por Henrique Farinha

BLOG SOUL SANTISTA
PIX BSS para doações:
admblogsantista@gmail.com

Siga o 
Blog Soul Santista nas Mídias Sociais
Inscreva-se em nosso Canal, Ative o Sino e Deixe seu Like.

Torne-se Membro do nosso Canal no YouTube! Planos à partir de R$ 2,99.

QR CODE PARA O CANAL DO BLOG SOUL SANTISTA NO YOUTUBE!
Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/@blogsoulsantista
Twitter: https://www.twitter.com/BlgSoulSantista
Bluesky: @blogsoulsantista.bsky.social
Instagram:@blogsoulsantista
Threads:@blogsoulsantista
Telegram: t.me/BlogSoulSantista
E-mail: admblogsantista@gmail.com
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 981208822
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2