O que faz um time atrair patrocínios?

Prezados santistas,

Quando paramos para analisar qual foi o nosso último patrocinador máster (tirando a estatal Caixa Econômica), nós voltamos ao distante ano de 2013, na época da BMG.

Diante desse fato angustiante, convidamos a todos a refletir sobre as possíveis causas deste problema, pois entra gestão e sai gestão, e a coisa fica “o dito pelo não dito”.

Primeiramente, acreditamos que existe um atributo que atrai os olhares das empresas que investem para ter suas marcas associadas aos times de futebol. A isto dá-se o nome de “APELO COMERCIAL”.

Para ilustrar a coisa, vamos iniciar a análise pelo rival alviverde, que em um dia viu seu patrocinador máster batendo à sua porta de forma espontânea, sem que fosse necessário pagar milhões a algum gênio do Marketing.

Tendo em vista que este patrocinador é uma empresa que atua no mercado desde o ano de 1964, por que então ela nunca havia se interessado em patrocinar este rival antes? Só o “amor” pelo clube não explica a coisa…

Na nossa opinião, este rival passou a ser uma “vitrine interessante” a partir do momento em que reformou seu estádio e saneou suas dívidas com a ajuda de seu presidente. Ou seja: melhorou e modernizou sua imagem.

E o Santos, por que conseguia com certa facilidade patrocinadores máster até 2013?

Vejam vocês que até essa época (no período pré-Copa do Mundo), os times em geral tinham um apelo comercial parecido. Era mais ou menos como a situação dos carros fabricados no Brasil nos anos 80. Ofereciam pouco em termos de tecnologia e conforto, mas era o suficiente para satisfazer o consumidor, que ainda não sabia o que era carro importado.

Não nos esqueçamos que a partir da liberação das importações, as montadoras brasileiras precisaram “se mexer” para não perder mercado.

Além desta “embalagem” representada pelos estádios (o que ainda não dispomos), um time pode se diferenciar dos demais com jogadores talentosos e carismáticos, mais ou menos como era na época do Neymar, quando havia fila de empresas interessadas em patrocinar o clube e inclusive foi possível pagar o salário do jogador através desses parceiros comerciais.

E falando em “era Neymar”, vamos relembrar o que fizeram nossos queridos dirigentes?

Em vez de criarem um apelo comercial para a instituição Santos Futebol Clube, visando um legado daquele time talentoso, os dirigentes foram complacentes ao permitirem que se criasse uma “neymar-dependência” dentro e fora de campo.

E para fechar a coisa com “chave de ouro”, os dirigentes fizeram questão de mostrar ao mercado o que era o Santos pós-Neymar, naquela goleada de 8×0 em Barcelona, em troca de “trinta dinheiros”.

Obs: Na nossa humilde opinião, os responsáveis por aquele “atentado” contra a imagem da instituição, deveriam ser devidamente banidos da vida do clube, mas isso é uma outra história…

Continuando nesta linha de pensamento, se ainda não temos condições de melhorar nossa imagem como fizeram nossos concorrentes (com suas arenas modernas), o que então nos resta?

Na opinião deste blog, os dirigentes deveriam associar a imagem do Santos àquilo que nos diferencia dos outros.

Só o Santos é o time do Pelé, dos meninos da Vila e dos raios que surgem na nossa base, e ainda somos o time que inovou ao trazer o Sampaoli ao futebol brasileiro.

O Santos deveria trabalhar esta imagem a fim a atrair novos patrocinadores, enquanto planeja com seriedade sua entrada no século XXI, através da modernização de seu patrimônio e estrutura. Não dá para fugir disso…

E você, o que acha de tudo isso?

Blog Soul Santista

Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br

Twitter: //twitter.com/SantistaBlog

Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/

E-mail: admblogsantista@gmail.com

Instagram: /blogsoulsantista

WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações):  (13) 98140 9005

  • Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC:

https://santos.ofertas.mobi/socio-rei-weffr

  • Parceiros do Blog Soul Santista!: 

Resenha Show dos Esportes (BA) 

http://www.resenhashowdosesportes.com