Sampaoli ou iloapmaS – Luz e Trevas!

Salve Nação Santista,

Jorge Luis Sampaoli Moya ou apenas Jorge Sampaoli, treinador argentino de 59 anos e, agora, oficialmente, ex-treinador do SFC. Vamos abordar a era Sampaoli e o rompimento desnecessário entre as partes;

Partindo da parte boa, a “Luz”, é inevitável que a passagem do argentino em termos de performance e conceito de jogo foi fantástica, mesmo com a ausência de um título, o futebol em campo foi de acordo com nosso DNA ofensivo.

Um esquema ousado e corajoso que já surtiu efeito no primeiro jogo do ano e regado a, verdadeiras surras, impostas em nossos principais rivais, com destaque para as vitórias contra o Corinthians na semi final do Paulistão, onde esse não conseguia passar do meio campo, Palmeiras e Flamengo no segundo turno do Brasileirão, jogos com tanta imposição técnica e tática que parecia existir apenas um time em campo. Seu comportamento, tal qual um touro indomável empurrou seus comandados adiante, mesmo aqueles com fama, digamos, de pipoqueiros. 

Sua postura sempre audaciosa criou um cenário perfeito de alta exposição na mídia, coisa que, por incrível que pareça, nossa diretoria não conseguiu, para variar, transformar num mísero patrocínio master. Sampaoli virou moda, virou um oásis frente a safra de treinadores do “gol é apenas um detalhe”. Certamente, o que ficará de bom desta passagem é o legado, de coragem, de acreditar em um modelo de jogo e ambição pela perfeição.

O Blog Soul Santista bate palmas eufóricas ao mestre Sampaoli e suas concepções, bate palmas para o lado “Luz” desta história.

Como tudo na vida tem o ônus e o bônus, não podemos deixar de destacar o lado da história que chamamos de “Trevas“.

Sampaoli parece ser um sujeito bipolar, em alguns jogos um treinador genial, em outros bestial, uma necessidade absurda de querer ser mais perfeito que a perfeição, mudanças de jogadores e, principalmente, esquemas nos custaram alguns pontos preciosos na disputa pelo título.  Em outros jogos fomos punidos por jogar por demais alavancado, expondo o time ao ataque sem cuidar da retaguarda, mas, enfim, isso é um lado que dentro de campo foi absorvido.

A pior parte desta bipolaridade vimos fora de campo, com comportamento inadequado em coletivas, sempre expondo o clube, criando um anti marketing para a instituição que o pagava. Mas, a cereja do bolo foi quando o treinador em chilique intempestivo resolveu cobrar a retirada da multa de R$10 milhões de seu contrato, uma atitude que, num primeiro momento, passou desapercebida pelo “encantamento” entre ele e torcida, mas que no fundo pôde ser entendida nos últimos dias, ou seja, assim como em clubes anteriores, Sampaoli começava ali a forçar a sua saída, desenhando a ruptura do contrato e, pior, quebrando a sua obrigação (multa) no acordo, afinal, supondo que fosse demitido antes, cobraria, certamente, cada centavo do clube.

O que vimos na cidade de Santos nos últimos dias foi um, verdadeiro, show de horror, uma guerra fria entre Diretoria e Treinador, Peres e Sampaoli, com acusações, ameaças e ofensas, deixando de lado, totalmente, a instituição SFC. Aqui cabe registrar que essa gestão fomentou o lado “Trevas” desta história, com mentiras, indecisões, negócios estranhos, pataquadas e a, mais épica de todas, a retirada da multa do contrato de Sampaoli, fazendo, exatamente, o que ele queria, deixando o SFC desprotegido à partir de 11/12/2019, uma atitude de gestão temerária e desrespeitando o estatuto social, uma vez que, segundo apurado, o aditivo do contrato isentando a multa foi assinado pelo presidente e apenas um membro do CG;

Uma história que tinha tudo para ser bela, com a consolidação de um futuro ídolo como Sampaoli acabou manchada por um homem que, não obstante a postura equivocada do nosso Presidente, mostrou-se um ser instável, temperamental e desleal para com o clube e a cidade que o acolheu. Hoje circulou uma carta de Sampaoli agradecendo a sua passagem pelo clube e pela cidade, no entanto, o Santista está de saco cheio de palavras, o que importa mesmo é a postura, e nisso, o argentino, infelizmente, foi muito mal. Cabe lembrar que o SFC é maior que todos os envolvidos e faltou Sampaoli levar isso em consideração, afinal, ele imputa sua decisão por não querer trabalhar com o presidente, mas, quem é o presidente diante do gigante chamado SFC? Pois é Sampaoli, você perdeu, o lado “Trevas” venceu, vai para o lado de lá, o SFC não merece alguém que pense somente em si e, isso vale para os gestores também, um episódio que não tem Santo, apenas vitimas, e as vitimas somos todos nós torcedores, todos de saco cheio das punhaladas sofridas.

Para finalizar, o Blog lembra ao Sr. Sampaoli que contrato deve ser cumprido, seja exercendo sua função de forma integral, seja rompendo de acordo com o termos contratuais, nenhuma carta ou discurso bonito fará o Santista esquecer que você pediu para retirar a multa, procedimento, ridiculamente, atendido pela diretoria do SFC.  Seja Feliz!

Fica registrado o nosso repúdio para com a nossa diretoria, que conduziu tudo da pior maneira possível e também é responsável pela saída do, excelente, treinador que perdemos dentro de campo e por, ajudar, a fomentar o cara instável e egocêntrico que existia fora dele. Não há Santo nesse episodio! O gigante vai dar a volta por cima, mais uma vez, apesar de vocês!

O Blog Soul Santista vaia o lado “Trevas”!

E vocês, o que acham de tudo isso?

Blog Soul Santista

Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br

Twitter: //twitter.com/SantistaBlog

Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/

E-mail: admblogsantista@gmail.com

Instagram: /blogsoulsantista

WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações):  (13) 98140 9005

  • Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC:

https://santos.ofertas.mobi/socio-rei-weffr

  • Parceiros do Blog Soul Santista!: 

Resenha Show dos Esportes (BA) 

http://www.resenhashowdosesportes.com