Temos que cuidar da nossa imagem

Amigos santistas,

Tivemos acesso à coluna do jornalista Paulo Vinícius Coelho (PVC), publicada no jornal da Folha de São Paulo, com algumas opiniões bastante contundentes a respeito da atuação do presidente Peres nesses primeiros 100 dias de gestão. Agradecemos ao amigo Wagner Dias, um dos administradores do nosso blog, por ter compartilhado esse material conosco.

Vejam vocês. Quando a atual gestão recebe críticas provenientes da oposição, sempre há o “benefício da dúvida”, tendo em vista que podem ser críticas políticas ou tendenciosas. Por outro lado, no caso do jornalista PVC (que nem santista é), a coisa muda um pouco de figura.

Dito isso, tomamos a liberdade de dividir com os leitores do nosso blog, esse texto do PVC (em itálico).

PVC na FOLHA

Ninguém é Santos

José Carlos Peres precisa pensar seriamente no que fez de errado no primeiro trimestre


22.abr.2018 às 2h00

O presidente do Santos, José Carlos Peres, conviveu nesta semana com um pedido de impeachment após apenas quatro meses de mandato, por desobediência ao estatuto e governar sem o conselho de gestão.

Mal cancelado o processo, na quinta-feira (19), outro requerimento deve ser enviado ao Conselho Deliberativo pedindo seu impedimento nesta semana. Desta vez, por ser sócio majoritário de empresas de agenciamento de jogadores.

Peres admite a existência da empresa Saga, fundada por ele em 2005, mas diz que os sócios desistiram seis meses depois, por não terem tempo para o agenciamento.

Ele próprio se desmentiu na entrevista coletiva de quinta-feira. “Dessa empresa veio o Gabigol, de graça”, afirmou. O atacante chegou à Vila Belmiro em 2007 e um dos sócios da Saga processou o Santos por 10% de seu contrato.

Ninguém aqui dirá se Peres deve ser ou não ser impedido. Cabe aos conselheiros, que não costumam perdoar.

Os últimos seis presidentes foram expulsos ou ameaçados de ser: Miguel Kodja, Samir Abdul-Hak, Marcelo Teixeira, Luis Álvaro, Odílio Rodrigues e Modesto Roma.

Peres tem dois anos e meio de mandato pela frente e precisa pensar seriamente no que fez de errado no primeiro trimestre.

Prometeu diminuir custos e formar um time competitivo investindo na base, mas encheu o departamento com aliados de competência e passado questionáveis. Um deles, o ex-zagueiro Lica, é sócio de Peres na empresa de gerenciamento e intermediação de atletas. Nesta semana, foi acusado de pedofilia.

Peres foi eleito anunciando já ter engatilhada a contratação do novo diretor-executivo e recebeu duas respostas negativas. Nem Rui Costa, da Chapecoense, nem Diego Cerri, do Bahia, aceitaram sua oferta.

Peres então contratou e demitiu Gustavo de Oliveira em apenas 40 dias. Como não honrou o combinado, o Santos pode ter de pagar na Justiça.

Na ocasião, Peres foi acusado de não atender aos telefonemas por dias seguidos e dificultar soluções de situações emergenciais. Quem tentou falar com Peres nos últimos quatro meses tem o direito de julgar que as acusações fazem sentido.

Peres também é acusado de tentar comandar tudo sozinho, sem ouvir nem seu vice-presidente, nem seus diretores, nem o Conselho Gestor, obrigação estatutária.

Numa de suas últimas visitas ao conselho, afirmou estar pronto para contratar Paulo Autuori ou Levir Culpi para o cargo de treinador, mesmo com Jair Ventura no cargo. Há testemunhas de que ele disse ao Conselho Gestor que contrataria para ser técnico, mas Autuori diz ter sido convidado para o cargo de diretor-técnico. Não aceitou.

Peres também contratou o treinador Reginaldo Lima para o Santos B e demitiu-o em dois meses, após apenas duas partidas, um empate e uma vitória por 4 a 1.

No passado, o Santos já pagou caro por crises políticas. Rubens Quintas renunciou em 1982, Manoel dos Santos Sá em 1988, Miguel Kodja sofreu impeachment em 1994. Períodos trágicos para o Santos.

A defesa do presidente é de que as acusações são políticas, por críticas à gestão, não por delitos confirmados. Dilma Rousseff e Fernando Collor dizem o mesmo.

PVC Paulo Vinicius Coelho é jornalista. Cobriu as Copas de 1994, 1998, 2006, 2010 e 2014.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/pvc/2018/04/ninguem-e-santos.shtml?loggedpaywall

À mulher de César não basta ser honesta, tem de parecer honesta”

E você, o que pensa sobre tudo isso?

* Colaboraram: Wagner Dias e Ian Rocha

 
Siga o Blog Soul Santista!
Site:  https://soulsantista.wordpress.com
Twitter: //twitter.com/SantistaBlog
E-mail: admblogsantista@gmail.com
Facebook:
https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/1797397480569870/requests/
Ajude o seu time do coração, seja sócio do SFC:
https://sociorei.com.br/adesao