Prezados Santistas,
Nos últimos anos temos visto muita gente competente e esclarecida repetindo o “mantra” de que o cadastro é o grande obstáculo para a implantação do voto à distância, e que quase todo mundo é fortemente “a favor”, desde que tenha um cadastro 100% seguro.
À primeira vista, este discurso pode parecer coerente e sincero, mas vamos analisar a verdade dos fatos neste post:
1. Qualidade do cadastro
A primeira pergunta que vem à mente, é o porquê o cadastro serve para o voto presencial, mas é duvidoso (ou inseguro) para o voto à distância?
Analisando com base na lógica elementar, um cadastro ruim deveria ser óbice para o voto, independentemente do formato, não é mesmo?
A não ser que o clube tenha peritos que possam certificar a autenticidade dos documentos que as pessoas apresentam na hora de votar. (sic!)
Outra coisa:
Se o clube estivesse (de fato) preocupado com a segurança nas votações, por que nunca ouvimos falar de cadastro biométrico dos sócios?
Aí seria fácil. Bastaria o sócio colocar seu dedo no sensor no dia da votação, para o clube saber se é mesmo aquele sócio que se apresenta para votar.
Vejam que no Atlético do Paraná, aquele clube que tem levado os nossos jogadores na moleza e de graça, faz alguns anos que o sócio entra no estádio com sua digital.
2. Tratar a exceção e não a “regra geral”.
Tendo em vista que a pandemia limita a locomoção das pessoas e prejudica eventual auditoria presencial no cadastro dos sócios, além da falta de recursos para pagar os auditores, o que o clube poderia fazer, caso estivesse mesmo interessado em implantar o voto à distância?
Segue a sugestão deste humilde blog:
O clube deveria criar no site do Sócio Rei um recadastramento, SOMENTE para os sócios que manifestarem interesse em votar de forma remota.
Com isso, o clube poderia exigir documentação, cópias e certidões que julgue necessárias para liberar o login do voto à distância, somente àqueles que preencherem TODOS os requisitos e exigências que se fizerem necessárias.
Vejam que tem jeito a coisa. Basta querer.*
Sendo bem direto, na verdade, o que falta é VONTADE de implantar o voto à distância.
Não querem. Simples assim.*
A verdade é que todos sabemos que não há tempo hábil para tudo o que querem fazer já para a próxima eleição: (auditoria + escolha e aprovação da empresa responsável + implantação do voto à distância) , e que logo após o pleito, dirão que não é prioridade, e assim por diante no círculo vicioso e provinciano.
E no resumo da coisa, se a base atual de dados (cadastro) não é confiável para o voto à distância, também não é para o voto presencial, assim sendo, a próxima eleição não deveria acontecer até a regularização da base dados. Afinal, de forma objetiva, o camarada (sócio) está ou não apto a exercer o direito a voto? Se não está para o modo virtual, também não está para o modo físico.
Traçando um paralelo, um sócio do SFC não pode votar “online”, pois o clube não consegue desenvolver uma ferramenta capaz, mas esse mesmo sócio entra na sua conta bancária e pode movimentar milhares de reais. As pessoas de maneira geral, durante anos foram resistentes ao modelo eletrônico do sistema bancário, mas, tiveram que se adaptar e passar a conviver com a ferramenta. Por mais que pessoas no clube resistam, não tem jeito, essas pessoas irão passar e o clube irá adequar-se aos novos tempos!*
Para finalizar, deixamos uma frase criada pelo Blog Soul Santista!, que resume bem a coisa:*
Os Sócios de outros Estados podem pagar à distância, mas não podem votar à distância.*
E o que você acha de tudo isso?
BLOG SOUL SANTISTA!
Site: https://www.blogsoulsantista.com.br
E-mail: admblogsantista@gmail.com
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 98120 8822
Twitter: https://twitter.com/SantistaBlog
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/
Instagram: /blogsoulsantista
YouTube: https://www.youtube.com/c/BlogSoulSantista
- Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC