Gestão Peres – Análise do 1º Semestre de 2018

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Amigos santistas!

Ultimamente, temos notado aqui no blog alguns embates gerados pelos críticos da gestão atual e seus defensores. Ocorre que algumas fagulhas deste atrito têm sobrado para nós administradores. Portanto, embora institucionalmente jamais tenhamos tomado partido contra ou a favor, momentaneamente deixaremos este fato de lado e vestiremos a carapuça. E mesmo que individualmente cada um de nós tenha lá suas opiniões pessoais, resolvemos analisar em consenso as ações colocadas em prática pela administração atual.

A partir daí, sugerimos que juntos façamos, nós e vocês também, uma análise superficial deste primeiro semestre.

Começaremos analisando primeiramente as ações tomadas pelo time que atua fora do campo, pois entendemos que o time que atua dentro reage fielmente as ações tomadas pelo time que atua fora de campo. Mãos à obra.

(1) Contratação do técnico Jair Ventura Filho:

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Atitude coerente, considerando que Jair Ventura Junior estava cotado no mercado da bola como uma das melhores opções = ponto positivo

Porém, precisamos avaliar se o desempenho do time justifica uma reavaliação dessa contratação.

(2) Renovação do contrato de direito de imagem com a Globo, cuja validade expiraria somente em 2019:

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A necessidade premente de saldar uma dívida com impostos em caráter urgente, não justifica o ato de renovar um contrato que somente venceria em 2019. Esta ação deixou exposta a fragilidade do gestor à mesa de negociação, aceitando um valor irrisório – 20 milhões de reais – pela prorrogação do referido contrato por mais seis anos, Entendemos que, neste caso, seria justificável recorrer ao sistema bancário em vez de aceitar a imposição leonina da emissora de TV que, aproveitando-se da falta de argumentos do negociador, reduziu drasticamente os valores que vigoravam anteriormente. Para piorar o que já era ruim, nossa cota foi rebaixada pela emissora para o mesmo nível onde estão posicionados os clubes do terceiro escalão = ponto negativo

(3) Contratação/demissão verbal do diretor de futebol Gustavo Vieira:

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Ação confusa e precipitada, deixando transparecer insegurança e ausência de análise prévia mais aprofundada do perfil do profissional contratado. Prova inequívoca de total desconhecimento sobre suas reais qualificações = ponto negativo

(4) Contratação por empréstimo dos atletas Dodô e Sasha:

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Ambos atletas se encaixaram bem na equipe, suprindo as posições carentes = ponto positivo

(5) Contratação definitiva do atleta Sasha, entrando em negociação o atleta Zeca – em litigio com o clube – em troca pura e simples de 50% dos direitos econômicos de ambos, ficando o clube obrigado ainda a adquirir 20% do atleta Zeca pertencente à um empresário por 2 milhões de reais para que o negócio fosse concretizado:

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Ao nosso entender houve super valorização do atleta Sasha, que não estava em atividade em seu clube de origem, e desvalorização de Zeca, atleta de nível de seleção brasileira e campeão olímpico = ponto negativo

(6) Enfoque maior na contratação de profissionais para o setor administrativo em detrimento de contratar reforços que o time carece: apesar de estar indo bem na libertadores, vai indo muito mal no campeonato brasileiro:

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O Santos FC “é campo de bola” e todas as aéreas administrativas do clube só existem para dar o suporte necessário ao carro chefe da instituição. Se o time não vai bem, então nada vai. Entendemos que não podem descuidar do negócio principal do time = ponto negativo.

(7) Redução do quadro de funcionários via CLT substituindo o método de novas contatações na modalidade ‘pessoa jurídica’. Baseado no demonstrativo do balancete trimestral, a medida não surtiu efeito prático algum, causando, inclusive, aumento do valor da base salarial média do headcount:

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Medida paliativa sem nenhuma eficácia no sentido prático da aplicação. A prova disso ocorreu recentemente, quando, orientado pelo comitê gestor, o presidente se viu obrigado a demitir pontualmente alguns quadros do escalão superior a fim de reduzir a folha salarial, repassando a mesma orientação para os gerentes do escalão intermediário = ponto negativo

(8) Enfoque exagerado na contratação de atletas para a categoria sub 23, em detrimento de atender a necessidade de contratações pontuais para o time principal:

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Pelo motivo exposto, ação altamente questionável e incongruente, quando analisada do ponto de vista prático = ponto negativo

(9) Contratação de Ricardo Gomes como diretor de futebol pela bagatela de R$150.000,00 mensais (conforme divulgado pela imprensa):

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O preenchimento do cargo era de suma importância, porém, sem motivo para supervalorizar o salário de um candidato que ainda não possui a experiência exigida na área = ponto negativo

(10) Portal da transparência – Inauguração: junho de 2018

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Portal ainda em fase de elaboração. Foi inaugurado, aparentemente às pressas. está incompleto, portanto aguardaremos Mais à frente para avaliar com total isenção se faz jus a proposta. Considerando o cumprimento da promessa = ponto positivo

(11) Novela Lucas Zelarayan – contratação do meia armador

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A viagem intempestiva do gestor ao México, com a finalidade de contratar o referido atleta, indica que faltou planejamento e análise prévia quanto ao sucesso da contratação. Considerando que à época o clube não dispunha de recursos suficientes para contrata-lo, e que nem havia um plano previamente combinado, as despesas despendidas com a viagem somente contribuíram para o aumento do passivo. Para quem prega redução de custos como meta, medida altamente questionável do ponto de vista prático, pois não houve retorno do investimento realizado = ponto negativo

(12) Cessão dos direitos econômicos do atleta Rodrygo ao Real Madrid.

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Diante do inevitável, posto que o clube interessado se propôs a pagar a multa contratual em sua totalidade, a condução da negociação pelo presidente e comitê gestor foi exemplar, preservando acima do tudo os interesses da entidade Santos Futebol Clube = ponto positivo

(13) Reforma parcial das instalações reservadas aos camarotes térreos do Estádio Urbano Caldeira objetivando ampliar a capacidade sua lotação daquele espaço que será destinado a torcedores de menor poder aquisitivo a ingressos comercializados por preços populares.

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Mesmo considerando que a medida não irá resolver o problema crucial motivado pelos baixos níveis de afluxo de público e consequente baixas arrecadações, a iniciativa denota interesse da administração em minimizar seus efeitos. Mesmo não sendo a solução ideal, a medida é salutar, não somente quando analisada do ponto de vista prático, mas, principalmente, por incentivar à torcida a comparecer em jogos de mando que ali tiverem que ser realizados por motivo de força maior = ponto positivo

(14) Inauguração do espaço Business Center na capital. Justificativa: criar um local exclusivo para tratar de assuntos relacionados ao clube.

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Salvo se a intenção do presidente é dar start a mudança da sede do clube para a capital, cujo objetivo principal será a utilização de um estádio mais adequado à sua torcida, esta iniciativa é minimamente estranha, pois nenhum espaço físico agrega qualquer benefício comprovado após o advento do escritório virtual. Considerando que após a inauguração do referido espaço o expediente do gestor na Vila Belmiro se reduziu drasticamente, não seria leviano afirmar que o local está servindo muito mais como seu escritório pessoal do que, de fato, como um local para cuidar dos interesses do clube. Mais uma vez, contrariando a tão decantada política de austeridade desta administração, na prática constatamos mais um gasto desnecessário = ponto negativo

(15) Redução da folha salarial promovendo a demissão de alguns quadros diretamente ligados à presidência.

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Esta ação corrige em parte aquela ação citada no item 7 = ponto positivo

(16) Revisão do contrato com a empresa que explora o programa Sócio Rei ainda não definida. Isto tem gerado várias reclamações de usuários sobre a demora no envio dos boletos e outros entraves relacionados ao atendimento precário, segundo eles, que esta empresa oferece.

Opinião do blog:

Alguns raros contatos têm ocorrido diretamente entre os usuários e o representante desta empresa. Baseado em alguns depoimentos o serviço tem deixado muito a desejar. Deste modo fica evidenciado que esta administração não está tratando do assunto com a devida importância = ponto negativo.

Conclusão:

Poderíamos estender por mais alguns itens este pequena análise que, conforme declinamos no início da matéria, não tem caráter inquisitório e sim informativo. Portanto, os itens citados estão abertos ao questionamento; quem quiser pode, se desejar, explorar itens que, propositalmente, deixamos de citar porquê enveredam em direção à questões polêmicas, que carecem de elementos consistentes para sustenta-las.

Placar:

Nos dezesseis itens abordados anotamos a seguinte pontuação:

ações positivas = 06 (37,5%) – ações negativas – 10 (62,5%)

E você, concorda? Que nota daria para a administração atual no primeiro semestre?