Prezados Santistas,
Nesses quase 2 anos de Blog Soul Santista!, conseguimos identificar 3 principais requisitos que farão o nosso clube cada vez melhor, mantendo o Santos FC como protagonista e tirando as amarras que atrasam o nosso crescimento.
Se o nosso Blog conseguir elucidar aos Santistas a importância desses 3 requisitos, então os idealizadores desse espaço terão cumprido a missão de proporcionar algo de útil ao nosso clube através desse trabalho voluntário. Vamos a eles:
1º Saber escolher os dirigentes do clube:
Observando os exemplos no futebol, podemos concluir que a virada na situação de muitos clubes se deu a partir do momento em que pessoas competentes e preparadas foram escolhidas para administrá-los.
Considerando que não sabemos quais candidatos teremos nas eleições de dezembro de 2020, esta análise torna-se ainda mais importante, tendo em vista seu caráter impessoal e imparcial.
Partindo do pressuposto de que todos são honestos e têm boas intenções, o Santista precisa avaliar a carreira e currículo dos potenciais candidatos de forma clara e objetiva, para nunca mais cair na conversa fiada de ninguém.
Em que consiste essa análise clara e objetiva?
1-Se o dirigente consegue demonstrar que construiu algo relevante em sua vida profissional:
Exemplo: sou dono desta empresa, com X funcionários e com Y milhões de faturamento anual, ou, fui diretor deste banco ou desta empresa. Construí uma carreira pública em X cargo, com ingresso através de concurso público e não por indicação.
2-O dirigente tem boa qualificação técnica, que lhe dará sustentação para negociar no complexo meio do Futebol?
Exemplo: Onde se formou e o que estudou.
Em resumo:
Não devemos mais aceitar pessoas que se apresentam com informações vagas e imprecisas e pessoas que têm dificuldades em ser coerentes.
Quando alguém diz que “trabalhou no comércio”, isso pode significar que foi dono de uma rede de lojas varejistas, ou então, caixeiro-viajante.
O Santos FC precisa passar credibilidade, e isso começa nas pessoas que estão à sua frente.
Vimos muita gente esclarecida dizendo que o importante para um presidente é “entender de futebol”.
Diante de tal afirmação, perguntamos a você, leitor do Blog, quem possui melhor perfil para ser presidente do Santos?
O nosso querido Serginho Chulapa ou o Sr. Roberto Setúbal (dono do Itaú e torcedor do Santos)?
Por este exemplo dá para resumir onde queremos chegar.
2º Futuro do clube: a nossa verdadeira missão (parar de lustrar o passado)
Quanto mais o Santos lustra e exalta seu passado, mais o torcedor se desmotiva com o Santos do presente.
Há um consenso cada vez maior a respeito da falta de engajamento do nosso torcedor. Esse comportamento pode ter origem justamente no fato do santista se apegar muito naquilo que um dia o nosso clube foi.
Talvez por isso, o Santos permaneceu inerte nas décadas seguintes aos anos 60, enquanto os concorrentes se modernizaram e tornaram-se grandes.
Aos poucos, todo o cartel de títulos do Santos vem sendo pulverizado pela concorrência. Pode reparar.
Para resumir a coisa, se o passado fosse o suficiente, era só fechar o clube tornando-se um museu para ficarmos definitivamente presos nos anos áureos do clube.
É por isso que os santistas precisam priorizar o presente e o futuro do clube, para que possamos entregar para as próximas gerações um clube grande e competitivo.
O Santos precisa modernizar sua estrutura urgentemente.
Dá uma certa sensação de angústia ver o clube fazendo um social, inaugurando painéis e quadros na Vila Belmiro, enquanto os concorrentes ganham títulos e têm arenas e CTs modernos.
A coisa é mais ou menos como no filme Titanic, que retratou alguns músicos tocando violino enquanto o barco afundava com as pessoas em desespero.
3º Abolir o chamado Empreguismo.
É fato que em toda a eleição a troca de favores pode existir, e isso começa nas campanhas, ou até mesmo antes delas. No futebol é comum apoiadores querendo um cargo para ele e/ou parentes no clube, caso a chapa apoiada seja eleita. Esses conchavos ficam muitas vezes até na formação das chapas, onde (no caso do Santos) para concorrer a presidente, o interessado precisa da assinatura de 240 sócios adimplentes com 5 anos de associação. Estes sócios entram na chapa como candidatos a conselheiro.
Destes, nem todos tornam-se conselheiros, devido ao número limitado de vagas e das disposições estatutárias. Observando de fora, temos a percepção de que serão escolhidos para serem conselheiros aqueles que contribuírem na campanha, independentemente de suas aptidões e qualificações, e aqueles que acabam ficando de fora, na maioria das vezes, são apenas usados para preenchimento da inscrição da chapa.
As pessoas que querem concorrer ao cargo de Presidente do SFC precisam mudar isso, e contratar os melhores profissionais, e escolher os nomes mais aptos para o conselho. Essa mentalidade de colocar amigos não cabe mais. Fala-se tanto de clubes S.A., e a pergunta que cabe é: uma empresa contrata amigos em cargos-chaves? Ou se tem uma pesquisa curricular, onde olham suas experiências profissionais e o avaliam também por entrevistas?
Portanto, entendemos que o melhor é contratar profissionais experientes, que possam serem cobrados, para que a máquina Santos FC funcione perfeitamente, com total controle de profissionais nos setores Financeiros, de RH, Logístico, Marketing, etc… e darmos um salto de qualidade e avançar para a modernidade e assim ajudar o clube em novas conquistas.
Competência comprovada e currículo não representam garantia de nada, mas ao menos, é uma chance de fazer algo diferente daquilo que o nosso fez nos últimos anos, tendo em vista o histórico profissional dos nossos últimos gestores.
E o que você tem a dizer sobre isso?
BLOG SOUL SANTISTA!
Site: https://www.blogsoulsantista.com.br
Twitter: https://twitter.com/SantistaBlog
Faceook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
E-mail: admblogsantista@gmail.com
Instagram: /blogsoulsantista
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UChDNIw-EAHpEoACkUEkVUvg
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 98140 9005
- Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC:
- Produtos Oficiais do Santos FC:
- Parceiros do Blog Soul Santista!:
Resenha Show dos Esportes (BA)