Alteração do Estatuto: Opinião do Blog

Pós-Jogo Santos 2 x 1 Ceará ao final do post atual!

 

Prezados santistas,

Após termos publicado os textos que apresentaram o detalhamento das alterações que serão referendadas no próximo sábado, chegou o momento de apresentar aos nossos leitores, a opinião do Blog Soul Santista sobre o contexto desse momento que o clube atravessa.

Em primeiro lugar, é preciso relembrar qual o objetivo do sócio votar essas alterações do Estatuto.

A exemplo do que ocorre no processo legislativo do nosso País no qual um projeto de Lei (aprovado pelo Poder Legislativo) é entregue ao Poder Executivo para sanção ou veto, algo parecido acontece no nosso clube.

Essa segunda etapa é uma salvaguarda para que uma Lei sempre tenha um duplo grau de aprovação antes de ter vigência.

No Santos, a intenção foi justamente essa quando o estatuto foi criado. O conselho propõe e aprova mudanças no estatuto e o sócio diz SIM ou NÃO.

Mas às vezes, aquilo que se apresenta como algo transparente e democrático, pode conter algumas nuances, as quais, em nome da transparência e da busca pela verdade, o nosso Blog tem a obrigação de apresentar.

Vejam vocês que a Lei do Profut é de 2015, portanto, as mudanças (para adequar o estatuto à Lei) são conhecidas há 4 anos, e o fato do clube ter deixado a coisa para a “última hora”, tira do sócio (moralmente) a opção de devolver a proposta de mudança para novos debates e possíveis correções. Por isso, o SIM deverá prevalecer.

O “moralmente” correto seria essa votação ocorrer, pelo menos, 12 meses atrás, permitindo ao sócio o direito de dizer NÃO, para mais adiante, com as arestas ajustadas, dizer SIM, inibindo assim, essa sensação de muitos sócios de que por trás do movimento, existem interesses, também políticos por parte de determinados grupos que, no momento, são de oposição, ou seja, esse clima de insegurança poderia ser evitado, aliás, deveria ter sido evitado. Não podemos condenar, em nenhuma hipótese, aqueles que ainda não acreditam que tudo não passa de uma adequação à Lei.

Na prática, a coisa é mais ou menos assim:

“Você tem o direito de dizer SIM ou NÃO, mas saiba que se votar NÃO, tendo em vista a falta de tempo, o clube pode sofrer sérios prejuízos.”

No sentido figurado, “colocaram a faca no pescoço do associado para votar pelo SIM”.

 

Pior. Esqueceram de incluir nessa mudança aquilo que acabaria com o diferente tratamento dado aos sócios à luz do estatuto e que de fato, interessa ao associado.

Pelo atual estatuto, no sentido figurado, o clube possui 3 categorias de sócios (todos pagando R$ 27,00 mensais).

  • Sócios de 1ª classe (são aqueles que participam plenamente da vida política do clube. Votam para presidente e nas demais assembleias);
  • Sócios de 2ª classe (são aqueles que votam para presidente na cidade de São Paulo, mas para votar nas demais assembleias, deve se deslocar à sede do clube. Se o cidadão trabalha no sábado e só tem a hora do almoço para ir votar, ele não se sente “convidado” para a tal “festa da democracia”. É mais ou menos como obrigar o eleitor a votar para presidente da república, somente na cidade de Brasília.
  • Sócios de 3ª classe: são aqueles que moram em outros Estados. Em função da distância impeditiva, podem pagar, mas não podem votar.

Moral da história: o voto à distância nas eleições e demais assembleias é algo bastante aguardado pelo torcedor, e temos convicção que aumentará de forma significativa a base de sócios e a arrecadação do clube.

Outro ponto bastante importante é a revisão do formato das eleições, pois a cada 3 anos, 209 pessoas são eleitas mas o sócio só escolhe 2 de forma direta. Presidente e Vice.

Essa proporção não é algo que podemos chamar de exemplo de democracia.

Paralelamente a essa votação que se aproxima, o silêncio do presidente do clube nos últimos dias (a esse respeito) dá a impressão de que o sentimento é o mesmo daquele que se dirige ao cadafalso, com o povo gritando e celebrando a tal “festa da democracia”. Mais ou menos como se fazia na idade média, quando as execuções ocorriam em praça pública com o povo festejando.

Com relação àqueles torcedores que externaram indignação e inconformismo com essa votação, o Blog entende perfeitamente as preocupações, ainda mais após ter visto um certo advogado de uma associação dizer (em um programa) em alto e bom tom, que a mudança do estatuto é mesmo para afastar o presidente.

Para esses que se preocupam, o Blog tem um conselho:

Existe uma fórmula mágica para o presidente ficar imune às mudanças que serão aprovadas no próximo sábado.

Basta não praticar nenhum ato de gestão temerária, ou qualquer outro ato que se enquadre nas punições previstas pelo novo estatuto. Simples assim.

Lembramos a importância da participação de todos na assembléia, compareçam e votem de acordo com a sua consciência, o clube para adequar-se a Lei precisa do SIM, todavia, quem dizer NÃO e agir de acordo com suas convicções, jamais deverá ser responsabilizado, pois foi alijado do debate e da construção do que está sendo votado.

Boa votação à todos nós e que o SFC saia vencedor neste processo!

 

PÓS-JOGO

DE VIRADA, SFC BATE O CEARÁ NA VILA BELMIRO

O Ceará assustou, saiu na frente, mas não suportou a pressão do Santos no segundo tempo nesta quinta-feira. Na Vila Belmiro, o Peixe fez um primeiro tempo muito ruim, viu os visitantes marcarem, mas se recuperou na etapa final. A virada saiu dos pés de Carlos Sánchez, que duas vezes cruzou na medida, primeiro para Sasha, depois para Gustavo Henrique, que garantiram de cabeça a vitória e a perseguição do time aos líderes.

A vitória em casa manteve o Santos a dez pontos do Flamengo, o líder da competição. Na terceira posição, o time de Jorge Sampaoli foi a 51 pontos – o Palmeiras é o segundo, com 53 pontos.

Jobson estreia. Até que enfim

O volante, contratado pelo Santos em abril após se destacar no RB Brasil, enfim teve uma chance no time – seis meses depois. Jobson começou a partida como titular, teve participação discreta, tomou um cartão amarelo aos 20 minutos do primeiro tempo e saiu no intervalo para dar lugar a Pará.

Primeiro Tempo

Em casa, o Santos fez um primeiro tempo muito ruim, e o Ceará aproveitou. Logo aos 17 minutos, Lima avançou com a bola e bateu colocado para marcar um golaço. Os visitantes continuaram melhores e quase ampliaram em chute de Pedro Ken. O Santos, que pouco criou, ouviu vaias quando o juiz apitou o final da etapa inicial.

Segundo Tempo

Sampaoli, que iniciou o jogo sem laterais, mudou o time no intervalo: tirou Jobson e colocou Pará. Aos 7 minutos, foi a vez de Jorge entrar. O Santos pressionou e conseguiu empatar logo: aos 10 minutos, Sánchez cruzou e Sasha cabeceou para fazer o gol. A virada também veio de cabeça, aos 38 minutos, também em cruzamento de Sánchez. Desta vez, Gustavo Henrique apareceu no segundo pau e mandou para a rede.

O Santos volta a campo no domingo, quando vai a Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG, às 16h.

Público e renda

A Vila Belmiro recebeu 7.804 torcedores nesta quinta-feira. A renda foi de R$ 305.445,00.

Fonte: Globoesporte

COMENTE!


BLOG SOUL SANTISTA!

Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br

Twitter: //twitter.com/SantistaBlog

Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/

E-mail: admblogsantista@gmail.com

Instagram: /blogsoulsantista

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UChDNIw-EAHpEoACkUEkVUvg

WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 98140 9005

Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC:

https://santos.ofertas.mobi/socio-rei-weffr

Produtos Oficiais do Santos FC:

https://futfanatics.ofertas.mobi/futfanatics-chyht

Parceiros do Blog Soul Santista!: 

Resenha Show dos Esportes (BA) 

http://www.resenhashowdosesportes.com