SAMPAOLI – BESTA OU BESTIAL ?

Prezados Santistas,

Dando continuidade à missão do Blog Soul Santista, que é a de dar voz ao nosso torcedor, desta vez publicamos um texto do nosso amigo Roberto Rabelato, a respeito de sua avaliação sobre o trabalho do técnico Sampaoli.

***

Qual a real função de um técnico de futebol ?

A meu ver é fazer o time criar oportunidades de finalização em tal quantidade que garanta ao plantel a chance de fazer os gols necessários para a vitória.

Errar todo atacante irá errar, e várias vezes, e vários atacantes diferentes, isso dentro da mesma partida. Então, quanto mais oportunidades de finalização tiverem, mesmo errando algumas, o acerto virá de forma automática.

E se vários atacantes tiverem várias oportunidades, provavelmente o resultado será a vitória.

Por outro lado, especificamente do lado adversário, há outro treinador com a mesma função e objetivo, portanto, a outra função do nosso treinador é a de eliminar ou reduzir ao máximo as tentativas que são feitas para que sua defesa seja vazada.

O raciocínio é simples, “se eu tenho várias oportunidades eu tenho maior possibilidades de vitória, se meu adversário tiver poucas oportunidades, ele terá nítida desvantagem”.

E para que esse simplismo seja alcançado, entra em cena o último requisito que um treinador deve cumprir, que é exatamente escolher em seu plantel os atletas que atendam de melhor forma cumprir sua missão: de aproveitar as oportunidades ou de evitar que o adversário as tenha.

Isso estando justo e firmado, vou dar minha opinião sobre o trabalho do SAMPAOLI.

Na primeira parte de sua função (criar oportunidades), ele é realmente excelente. Nosso Santos as cria de forma sólida e constante na imensa maioria dos jogos.

Neste quesito receberia uma nota 8.

Na segunda parte (bloquear as oportunidades adversárias), já começa a pesar contra si a perda do fator surpresa, que acompanhou o time no primeiro semestre.

Atualmente os times do Brasil sabem como joga o Santos, como marca qual seu veneno, então todos já buscam o antídoto para isso.

Como não vejo tantas novidades em variações defensivas, e a que foi testada não se mostrou assim tão eficaz (3 zagueiros sem lateral direito).

Neste quesito ele receberia uma nota 5.

Fechando o tripé acima proposto sobra a escolha do plantel.

Bem ai entra uma questão de gosto pessoal que certamente pesa na nota final.

Eu, por exemplo, prefiro o Marinho ao Soteldo; em jogos grandes e mais pegados prefiro Evandro ou mesmo Jean Mota a Sanchez.

Sou mais um 4-4-2 bem formado que um 4-3-3 temoroso que nos faz perder o meio de campo.

Então neste quesito lá se vai mais um 5, o que deixa o treinador com uma média de 6.

 

Passa de ano, mas poderia fazer coisa melhor.

Em resumo: não é o BESTIAL que muitos empolgados acham, tampouco é a BESTA que muitos acusam, principalmente em resultados depois como esse de hoje contra o Fortaleza.

***

E você, o que acha de tudo isso?

BLOG SOUL SANTISTA!

Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br

Twitter: //twitter.com/SantistaBlog

Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/

E-mail: admblogsantista@gmail.com

Instagram: /blogsoulsantista

WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações):  (13) 98140 9005

  • Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC:

https://santos.ofertas.mobi/socio-rei-weffr

  • Parceiros do Blog Soul Santista!: 

Resenha Show dos Esportes (BA) 

http://www.resenhashowdosesportes.com