Prezados santistas,
Recentemente temos visto muitas discussões a respeito dos prejuízos que o Santos está tendo, ao jogar no Pacaembu para um público de 7 a 10 mil pessoas.
A proposta deste texto é de debatermos sobre as causas e possíveis soluções a este problema.
Primeiramente, vamos pegar os exemplos que temos no mercado.
Quando há um produto que está vendendo pouco, o que fazem as empresas basicamente?
1-Promoções
2-Criam vantagens aos consumidores
Mas também existem outras etapas bastante importantes nesse processo. São elas:
3-Conceito de sazonalidade
4-Adequar a oferta à demanda
Tendo em vista que “promoções e vantagens” já foram exaustivamente debatidas, vamos concentrar a análise nos dois últimos itens dessa lista:
3-Conceito de Sazonalidade
Acreditamos que é preciso adequar o preço à importância do momento da disputa, ou do adversário em si, com metologia e não com base em opiniões e “feeling” pessoal.
Essa metodologia deveria analisar o custo operacional do estádio e quanto o torcedor gasta para estar lá (combustível, estacionamento, alimentos & bebidas e capa de chuva).
Uma variação de preço mais ou menos como ocorre com a venda de camisas oficiais do Santos, que começam custando R$ 250,00 e depois o preço vai caindo e mesma camisa chega a custar R$ 99,00 ou menos.
E outra: será que não dá para pegar um jogo como esse do campeonato paulista contra o Novorizontino, e oferecer uma parte dos ingressos ao sócio rei como gratuidade ou preços simbólicos?
4-Adequar oferta à demanda
Ao contrário de seus rivais, o Santos pode utilizar dois tipos de estádio para mandar seus jogos.
-
Um estádio com baixo custo operacional e que fica visualmente cheio (e com superavit) com somente 10 mil pessoas;
-
Um estádio com custo mais elevado, mas que comporta até 39 mil pessoas.
Essa particularidade poderia jogar a favor do Santos, caso alguém estudasse com antecedência e metodologia, qual a melhor partida para jogar neste ou naquele estádio.
Lamentavelmente, até hoje isso só foi usado para criar uma birra lamentável entre os torcedores de SP e Santos.
Vejam vocês que os nossos rivais só tem um tipo de estádio para todo e qualquer jogo.
“O Santos precisa utilizar a seu favor o fato de ter 2 estádios disponíveis para mandar seus jogos, pois até hoje só utilizou este aspecto como forma de segregar a torcida”
Esse tipo de análise (adequar oferta à demanda) é utilizada no mercado, como exemplo, nas empresas de transporte que oferecem a quantidade de assentos de acordo com a procura dos passageiros, ou então nas redes de varejo que instalam pontos de venda do tamanho e de acordo com a localidade.
Esperamos que os nossos gestores comecem a tratar essa questão de forma imparcial, sem paixões ou preferências pessoais, e com metodologia de mercado.
E você, o que acha de tudo isso?
Blog Soul Santista
Siga o Blog Soul Santista!
Site: https://www.blogsoulsantista.com.br
Twitter: //twitter.com/SantistaBlog
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/
E-mail: admblogsantista@gmail.com
Instagram: /blogsoulsantista
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 98140 9005
- Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC:
https://sociorei.com/
- Parceiros do Blog Soul Santista!:
Resenha Show dos Esportes (BA)
http://www.resenhashowdosesportes.com