Como torcedor fanático de arquibancada e associado do Santos há décadas, observo erros repetitivos de várias gestões do Santos.
Nosso clube parece até um doente crônico, recorrente em suas mazelas e falsas promessas que vêm se tornando uma doença grave e incurável.
A cada novo processo eleitoral, surgem candidatos prometendo gestões profissionais de alto nível e times fortes e competitivos. Surgem as Auditorias que de prático parecem não ter efeito algum no crescimento e reestruturação do Clube – o foco maior parece ser o interesse político.
O Santos, apesar da grandeza de sua marca mundial, tem caminhado a passos largos para se tornar um clube inexpressivo do futebol brasileiro, com receitas diminutas, conflitos políticos incessantes e gestões perdulárias com gastos incompatíveis ao real orçamento do Clube. E sobrevivemos de forma desorganizada graças aos deuses do futebol que nos enviam os nossos raios, fruto muito mais do acaso do que um trabalho sistematizado e profissional nas categorias de base, nosso grande xodó. A base sequer conta hoje com uma estrutura digna de trabalho e nenhum Presidente consegue engrenar o tão necessário CT da base moderno.
Investir na base é investir antes de tudo em um projeto social e educacional. Antes do lucro com jogadores formados no clube, há o lucro com esse tipo de trabalho essencial de formação e educação de jovens tornando-os aptos a seguir em frente independente do sucesso no futebol ou não. Mas isso só se consegue com o óbvio: equipe multidisciplinar competente e estrutura.
Clubes como o Atlético do Paraná hoje apresentam um crescimento exponencial graças a um modelo de gestão que vem sendo seguido nas últimas duas décadas de forma permanente. Ao término do título da Sul-americana, o meia Nikão revelado pelo Santos foi enfático e agradeceu ao Atlético por tê-lo tirado da dependência de álcool da qual não conseguia se curar há muitos anos. É esse tipo de missão que um clube de futebol estruturado tem a obrigação de ter com seus jovens talentos, salvando vidas humanas. Poucos clubes de futebol têm a preocupação e o profissionalismo com um Departamento de Saúde Mental sério e competente.
Os dirigentes do Santos muitas vezes chamam o torcedor até de ingrato ou mal acostumado. Mas a verdade é que o incauto torcedor do Santos sonha ainda com uma gestão profissional de alto nível e que engrandeça o clube nos diversos setores. Queremos a formação de um alicerce profissional que independa de um dirigente específico e que seja permanente no desenvolvimento do clube.
Não se trata jamais de uma simples cobrança por reforços caros incompatíveis com o atual orçamento do Santos. Queremos apenas jovens qualificados e que sejam acessíveis ao orçamento do clube. Mas para isso qualquer diretoria precisa demonstrar o mínimo de ousadia, competência, expertise futebolística e agilidade já que o poder financeiro de outros grandes clubes na atualidade é muito maior.
O Santos precisa investir pesado em uma Rede de Olheiros competentes em todo o Brasil e América do Sul porque o retorno dentro e fora de campo será imenso. Esse Setor de Inteligência e Captação de Novos Talentos é fundamental para clubes com o perfil do Santos. Em muitas negociações com clubes menores, o Santos vive perdendo a grande oportunidade também de se reforçar inclusive na categorias de base do Sub17 e Sub20. Outros grandes clubes têm adotado essa medida com sucesso.
Portanto, de forma independente e apolítica, o torcedor de arquibancada clama apenas por modelos profissionais de gestão permanentes na história presente e futura de nosso clube amado. Se o Santos fizer o básico, com máquina enxuta e grandes profissionais do mercado nos principais departamentos, contenção de gastos, elencos jovens e qualificados com certeza o aumento de receitas será considerável e o protagonismo mundial que sempre nos acompanhou retornará.
Autor: Dr Joel Rennó Jr
Professor da Faculdade de Medicina da USP
***
E você, o que acha de tudo isso?
Siga o Blog Soul Santista!
Site: https://www.blogsoulsantista.com.br
Twitter: //twitter.com/SantistaBlog
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/
E-mail: admblogsantista@gmail.com
Instagram: /blogsoulsantista
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 98140 9005
- Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC:
https://www.sociorei.com.br/adesao
- Parceiros do Blog Soul Santista!:
Resenha Show dos Esportes (BA)
http://www.resenhashowdosesportes.com