Nas últimas 5 rodadas, o Santos perdeu do 14o (F), do 17o (C) e empatou com o 18o (C).
Vojvoda tem de escalar os melhores, e não só os experientes do elenco. Além de Souza como titular e Robinho Jr. no rodízio, Chermont, Bontempo, Hyan e Mateus Xavier precisam de chances para darem mais juventude, dinâmica e qualidade. Por que Tiquinho, por exemplo, entra sempre em campo se não mostra condições mínimas de ajudar? Ontem foram 45 minutos mais acréscimos terríveis com ele. Experiência e currículo não garantem desempenho.
E é fundamental mexer no sistema. Como disse várias vezes, entendi quando no início ele usou os laterais para comporem com o volante no momento ofensivo e formar um 2-3-5. Mas alertei que ele teria de mudar, pois os adversários fariam a lição de casa e aprenderiam que basta congestionar o meio-campo para eliminar as opções de ataque e anular os meias-ofensivos. E por quê? Porque a transição com os “bois cansados” é lenta e, com os laterais mais presos e meias pelos lados que não têm o 1×1 como característica, bem como a evidente carência de alguém que faça os corredores, não há amplitude e profundidade para apresentar um bom volume de jogo. Em um elenco carente de bons finalizadores isso é ainda mais essencial.
Ouvi que Arão “entrou bem” e “deu bons passes”. Sim, mostrou técnica e deu bons passes, o que é típico dele, porém é também lento na transição defensiva e ofensiva, assim como não pressiona. E não dá para ser competitivo oferecendo tantos espaços. Essa é outra questão para Vojvoda resolver. E, seja qual for o momento da partida, estando à frente ou atrás no placar, não dá para abrir mão de um trio de meio-campistas. Isso quando não precisar até de um quarteto…
Mais um problema está na defesa. Sem pressão na marcação pelos meio-campistas e atacantes, tudo estoura nos zagueiros, que já são limitados por natureza. E contra o Palmeiras sem Luan Peres, que foi muito mal ontem, quem entrará? Alexis Duarte? Basso? Zé Ivaldo? Quem deixa a torcida tranquila? Ninguém. Se Vojvoda quer melhorar o desempenho defensivo, terá de retomar princípios de compactação e combatividade que se perderam desde o jogo com o Vitória. Alguma coisa claramente aconteceu de lá para cá. O comportamento é diferente e mais passivo. Por quê?
Por fim, Vojvoda deve usar os atletas de acordo com aquilo que têm de melhor, e não somente como ele imagina. Não adianta pôr Victor Hugo na meia-direita quando ele fica torto por ali, assim como Bontempo na meia-esquerda. Não é todo canhoto que gosta de atuar pela direita ou destro pela esquerda. E eles vão mal assim posicionados.
Não há tempo a perder. É hora de potencializar cada um sem tirar a confiança ou exigir adaptações que possam miná-la. A missão é evitar o rebaixamento a todo custo. Que esse seja o foco.
E você o que pensa de tudo isso?
Por Henrique Farinha
BLOG SOUL SANTISTA
PIX BSS para doações:
admblogsantista@gmail.com
Siga o Blog Soul Santista nas Mídias Sociais
Inscreva-se em nosso Canal, Ative o Sino e Deixe seu Like.orne-se Membro do nosso Canal no YouTube! Planos à partir de R$ 2,99.
https://www.youtube.com/channel/UChDNIw-EAHpEoACkUEkVUvg/join

QR CODE PARA O CANAL DO BLOG SOUL SANTISTA NO YOUTUBE!
Site: https://www.blogsoulsantista.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/@blogsoulsantista
Twitter: https://www.twitter.com/BlgSoulSantista
Bluesky: @blogsoulsantista.bsky.social
Instagram:@blogsoulsantista
Threads:@blogsoulsantista
Telegram: t.me/BlogSoulSantista
Tik Tok: https://www.tiktok.com/@blogsoulsantista
E-mail: admblogsantista@gmail.com
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 981208822
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2
