O nosso papel como torcedor do Santos

No momento em que escrevo este texto, deve existir um torcedor do Santos em algum canto do mundo p… da vida porque o time não é o líder da série B com pelo menos 5 pontos a frente do segundo lugar. Ou um outro torcedor esbravejando com o fato do treinador do time ainda ser o pragmático Fabio Carille.

Eu entendo perfeitamente o sentimento destes torcedores. Sim, entendo. Não é demagogia. Todos nós, torcedores, nos importamos muito mais com o que acontece dentro de campo do que ocorre fora dele. E isso é absolutamente esperado e normal, como acabei de escrever. Mas o que não é normal é pensar que os atos e ações executadas fora de campo, não influenciam o que ocorre dentro das quatro linhas.

Eu sei que é um jargão clássico do esporte mais amado do planeta, mas não vou deixar de citar, pois realmente cabe no contexto deste texto: “o futebol mudou”. Sim, senhoras e senhores, essa velha máxima é a pura verdade. É impossível construir um clube que se sustenta se não houver planejamento financeiro, por exemplo. O famoso “gastar menos que arrecada”. Não é possível ter um bom elenco em termos de qualidade e custo se não tiver uma gestão de scout aliada a mapeamento de atletas com olheiros e por aí vai.

Um dos papeis dos gestores do clube, entre outros, é entender as necessidades do clube e prepará-lo a curto, médio e longo prazo, tomando as medidas necessárias para que esteja saudável em todos os aspectos. Um desses aspectos passa por entender a real importância do torcedor, priorizando a captação de novos sócios e a manutenção/valorização dos sócios atuais. Mas esta é uma discussão para um outro momento. Voltamos a nossa programação original, falando do torcedor santista.

Tudo bem, falei sobre o clube, sobre olhar também para fora de campo, mas o que eu quero dizer com isso ? Qual é o papel do torcedor ?

Na minha humilde opinião é entender que agora o jogo é outro e que apenas ir para a arquibancada, xingar e gritar não é mais suficiente para contribuir.

Nós, apaixonados pelo Santos Futebol Clube, temos o dever de entender e conhecer o clube que amamos. Ler pelo menos uma vez o Estatuto Social do clube, nem que seja de forma superficial, compreender o trabalho do Conselho Deliberativo e suas comissões e saber a função prerrogativa do Comitê de Gestão são exemplos de ações que todo torcedor pode executar para ter um pouco mais de conhecimento sobre o clube e ficar menos alienado sobre as coisas fora das quatro linhas .

Posso estar sendo até sonhador ou estar tendo algum tipo de delírio. Porém, digo isso porque quanto mais conhecimento o torcedor possuir, mais ele poderá cobrar dos gestores do Santos e consequentemente, mais criterioso será na hora de eleger o presidente e o vice-presidente do clube. E parafraseando empresário espanhol Ferran Soriano, CEO do Manchester City, a bola não entra por acaso.

Texto do Jefferson Oliva

 

BLOG SOUL SANTISTA

PIX BSS para doações:
admblogsantista@gmail.com

Siga o Blog Soul Santista nas Mídias Sociais
Inscreva-se em nosso Canal, Ative o Sino e Deixe seu Like.
Torne-se Membro do nosso Canal no YouTube! Planos à partir de R$ 2,99.

QR CODE PARA O CANAL DO BLOG SOUL SANTISTA NO YOUTUBE!


Site: https://www.blogsoulsantista.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/@blogsoulsantista
Twitter: https://www.twitter.com/BlgSoulSantista
Bluesky: @blogsoulsantista.bsky.social
Instagram: @blogsoulsantista
Threads: @blogsoulsantista
Telegram: t.me/BlogSoulSantista
E-mail: admblogsantista@gmail.com
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 981208822
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/