Para quem não acompanhou: Neymar andou fazendo juras ao Santos, foi ver jogo na Vila, falava em rede social do Santos.
Mas eis que novamente “vestiu” a camisa do time do Leblon/RJ e fez juras de amor ao seu “segundo time”. Reportagens aqui do balneário onde resido já cravam que há conversas para ele jogar no time dos Marinhos em 25 ou 26.
Não sejamos hipócritas: incomoda o nosso jogador de maior destaque recente falar de outro time, o que se soma aos casos recentes de Diego, Ganso, Felipe Anderson, entre outros. São razões diversas, mas a mim pelo menos me incomoda especialmente a “postura Neymar”.
Ah, mas o Neymar é profissional…Claro que ninguém pode exigir que ele volte ao Santos! Como exigir isso em um time com pouca perspectiva, sem um projeto razoável, sem um estádio grande, sem chances razoáveis de ser protagonista. Porém, a atitude de falar de um segundo time seria totalmente desnecessária se de fato o Santos fosse “O time” dele, o do coração, como ele gosta de falar. Poderia pousar, ir no Maracanã, tirar foto e jogar no outro time, ficando quieto. Porém, faz questão de falar. Essa atitude é totalmente necessária para o torcedor santista perceber que quem gosta do Santos é sua torcida ! O Santos não pode viver de migalhas, do acaso, de um sucesso do passado que sempre se repetiria como mágica.
Eu acho que o Neymar e seu staff/família perceberam que o buraco do Santos está mais embaixo ou mesmo negociaram/perceberam que não serão donos da SAF Santos, não mandarão no Santos e mudaram o rumo. Algo pode ter acontecido para essa mudança de postura. Neymar é também uma pessoa de decisões confusas ou ruins. De qualquer sorte, espero que com isso o Santos perceba que não cabe ficar esperando o Dom Sebastião Neymar ou o acaso para o time ser competitivo novamente.
No fundo, se ele voltasse e se bobear trouxesse jogadores e grana momentânea com ele, poderia acontecer o de sempre: se ganha uma ou duas temporadas, o clube continua uma zona e depois, com o futebol cada vez mais competitivo e profissionalizado, iríamos amargar problemas contínuos. Claro que iria ficar feliz, quero ser campeão! Mas será que depois do Neymar haveria outro jogador ou o acaso novamente? E se não houver, vamos morrer dado o crescimento da profissionalização dos concorrentes?
Precisamos, enquanto ainda é tempo, virar definitivamente a nossa página. Ainda temos a marca Santos e tudo que ainda a cerca, que se começa a apagar.
Precisamos de um time que aproveita sua marca Meninos da Vila, a magia do futebol, para trazer os melhores jogadores ainda jovens ou bem jovens.
Precisamos os treinar a jogar futebol com a marca do Santos, aliado a conceitos modernos. Ainda temos a marca que atrai jovens jogadores e a possibilidade de jogar cedo no time principal. Precisamos desde cedo olhar a América e a África.
Precisamos tornar a base mais profissional (eu entendo que o Scandiuzzi da gestão passada, sim da gestão passada, estava tentando fazer isso mas aparentemente isso foi alterado). O que está sendo feito na base? Não vi ainda qualquer fala nesse sentido.
Precisamos usar a cidade de Santos que é um lugar muito agradável de viver, perto dos grandes centros mas ao mesmo tempo não sendo uma metrópole, para trazer bons profissionais para o futebol independente de ser amigo de A ou B da cidade. A cidade de Santos pode ser um ativo sim! Precisamos fazer um depto de futebol decente, em que a contratação não se dê somente por indicação de empresário e posterior suposta validação formal.
Precisamos de menos amigos do rei e de mais gente com histórico efetivo no futebol.
Precisamos que se resolvam os CTs do profissional e da base, em um momento em que aparentemente haveria bom entendimento da direção do Santos com os poderes municipais, estaduais e federais da região da baixada santista, bem como das elites da baixada e mesmo da grande SP.
Precisamos da nova Vila o mais rápido possível, com as melhores condições possíveis, que não serão perfeitas!. Mas ficar como está não parece ser uma opção!
Dia desses estava vendo o Léo e outros (esse com Elano seriam meus ídolos, embora não entenda bem o papel dele na atual gestão) falar no documentário “2002- Uma história Marcante”. Que não havia tática nenhuma e que o acaso fez aquele super time que nos faz chorar até hoje. Que a água seria diferente per si, sem ajuda de ninguém. Precisamos entender que esse tempo talvez tenha acabado.
Precisamos nós mesmos, torcedores do Santos, gostarmos de nós e exigirmos que o Santos use sua ainda capacidade de atração de jovens talentos para, combinado com uma profissionalização do depto de futebol e da presença no Santos de bons profissionais, gritar novamente é campeão. A história do Neymar já está escrita. Seria bom que ele entendesse o tamanho e tivesse uma genuína gratidão e cuidado com os torcedores. Mas não tem. Se voltar, enquanto jogar no time, será incentivado, que fique claro. Mas se bobear até prefiro que não volte se vier no esquema férias e paremos de ter muletas.
Precisamos escrever novas histórias e uma nova forma de tocar o clube. O que funcionou lá atrás não necessariamente funcionará na íntegra novamente.
O tempo está acabando. Quem ama o Santos somos nós santistas, vamos (educadamente e de forma civilizada) cobrar nossa mudança!
by Ramom Rotta
E você o que pensa de tudo isso?
BLOG SOUL SANTISTA
PIX BSS para doações:
admblogsantista@gmail.com
Siga o Blog Soul Santista nas Mídias Sociais
Inscreva-se em nosso Canal, Ative o Sino e Deixe seu Like.
Torne-se Membro do nosso Canal no YouTube! Planos à partir de R$ 2,99.
QR CODE PARA O CANAL DO BLOG SOUL SANTISTA NO YOUTUBE!
Site: https://www.blogsoulsantista.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/@blogsoulsantista
Twitter: https://www.twitter.com/BlgSoulSantista
Instagram: @blogsoulsantista
Threads: @blogsoulsantista
Telegram: t.me/BlogSoulSantista
E-mail: admblogsantista@gmail.com
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 981208822
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/