Amigos leitores do BSS, começa a se montar ou remontar o departamento de futebol do Santos. E as primeiras informações indicam que Gallo ficaria como executivo de futebol (não entendi em que posição exata), Leo diretor da base, Elano um coordenador técnico e MF como membro da equipe técnica. Não me agrada esse desenho.
Primeiro, faço o registro de que Leo e Elano são meus grandes ídolos. São os grandes vencedores vivos do Santos pós Pele, ganharam na geração 2002/2004 e ainda voltaram para ganhar a Libertadores. São ídolos gigantes!
Sobre trabalhar profissionalmente no Santos, identificação e relação de gratidão, como os 4 nomes citados parecem ter, pode ser um bom diferencial. Acho bacana e importante um clube ter essa identidade. Quem não fala com carinho do “seu Zito” e seu olhar cirúrgico para os rayos da Vila?
Agora, o mundo é outro e identificação e carinho não devem ser O critério ou o principal motivo para uma contratação. Preparação e histórico de realização deveriam ser os principais motivadores. E não vejo hoje, nos 4 nomes, essa clareza que o momento trágico exigiria. Me parece que estarão no departamento de futebol mais por uma relação de carinho e de camaradagem.
Sob o risco de ser objeto do ódio, houve um trabalho recente razoável na base. Contratação de profissionais, um coordenador remunerado com histórico, um padrão de seleção e monitoramento de jogadores e um membro não remunerado da antiga gestão cuidando exclusivamente da base (Scandiuzzi). Talvez o único acerto do Rueda ao final de 2023 foi não ter se metido na base, colocado alguém muito melhor que ele para geri-la e renovado o contrato dos jogadores conforme sugerido pelas equipes.
Não há notícias de relações espúrias na base (no melhor do meu conhecimento), aumentou a quantidade de títulos (o 2º semestre de 2023 de fato foi bem ruim), há convocações para as seleções de base. Claro que há espaço para melhoras!
Portanto, qual será o papel do Leo? Será remunerado, substituindo o atual coordenador? Se sim, acho um erro. Desconheço seu trabalho junto a base ou uma capacitação/observação do processo de formação de jogadores.
O trabalho recente do Elano também não tem sido tão bom como técnico. Qual será o seu papel como coordenador técnico? Confesso que não entendi ainda. Importante ter clareza nas atribuições de cada profissional para evitar rixas e bateções de cabeças.
Sobre Gallo e Marcelo Fernandes, de fato aceitaram uma bucha no final do ano passado. Mas o resultado, no final, foi o rebaixamento. E antes não havia trabalhos de sucesso como o momento exige. Nisso sim (futebol profissional) eu daria uma mudada/reforçada firme, não na base (que tem melhoras a fazer, obvio).
Em resumo, acho que ter um ou outro em função de uma relação de camaradagem e identificação com o clube, seria aceitável. Mas não vejo vaga para tanta gente. Como sempre, torço para que tudo dê certo e o Santos volte ao papel que merece e queremos.
Ramom Rotta (as opiniões são minhas e não representam a visão do BSS ou de qualquer outro de sues integrantes)
E você, o que pensa de tudo isso?
Blog Soul Santista
PIX BSS para doações:
admblogsantista@gmail.com
Siga o Blog Soul Santista nas Mídias Sociais
Inscreva-se em nosso Canal, Ative o Sino e Deixe seu Like.
Torne-se Membro do nosso Canal no YouTube! Planos à partir de R$ 2,99.
BLOG SOUL SANTISTA!
Site: https://www.blogsoulsantista.com.br
YouTube: https://www.youtube.com/@blogsoulsantista
Twitter: https://www.twitter.com/BlgSoulSantista
Instagram: @blogsoulsantista
Threads: @blogsoulsantista
Telegram: t.me/BlogSoulSantista
E-mail: admblogsantista@gmail.com
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 981208822
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/
*** SEJA SÓCIO DO SANTOS FC, SEJA UM SÓCIO-REI ***
https://www.sociorei.com/