Premonição Sampaoli?

Salve Nação Santista,

Nas últimas manifestações do treinador Sampaoli, foi possível constatar o que o Blog Soul Santista antecipou em nosso Post de 05/11/2019 sobre o que separa a continuidade ou rompimento com o SFC. Não se trata de adivinhação ou premonição, mas sim da constatação  do estudo feito pelo Blog para elaboração do referido texto.

Sampaoli, hoje se vê dentro de um enorme caleidoscópio, onde todos os lados refletem insegurança, traição e incompetência, numa projeção de imagens iguais,  infindáveis e de difícil solução, um cenário equivalente a um labirinto que em sua única saída indique o caminho do fracasso.

Em suas duas últimas entrevistas, ficou claro que a aceitação do torcedor, o amor pela cidade, a paixão pela praia ou até a sua multa contratual não prenderão um profissional de alto nível em um ambiente onde ele não enxergue o caminho do êxito. Sampaoli é do tipo, que é fanático pela vitória e quem caminha em paralelo com ele deve pensar da mesma forma, caso contrário, o ambiente será conturbado e sinuoso.

Para resumir a coisa, o clube e seu torcedor precisam entender que a manutenção do Sampaoli passa por um projeto vencedor, com perspectivas de reforços e manutenção da sua espinha dorsal. Ele já conhece o clube e seus dirigentes, a fase de ser enrolado e viver mergulhado em promessas ficou em 2019, para a próxima temporada ele saberá interpretar as entrelinhas do projeto 2020.

A lição que o clube deve tirar da Era Sampaoli é o profissionalismo, trabalho, perseverança e ambição por vencer, esse é o legado, principalmente, para um clube que passou a última meia década jogando com a medalha do fracasso no peito de seu elenco, com gestões conformadas com vagas em libertadores, etc. Esse é o legado, devemos tratar essa “Era” como um divisor de águas, e seja qual for o treinador em 2020, não podemos mais admitir um time que passa 2 turnos do Campeonato Brasileiro com apenas uma vitória fora de casa, como em temporada recente.

O Blog Soul Santista, por todo o contexto, acha muito pouco provável a permanência do treinador.

Abaixo: Replicamos o texto postado em 05/11/2019  – “Sampaoli continua em 2020?”

Recentemente assistimos a uma entrevista coletiva do técnico Jorge Sampaoli (após a partida contra o Bahia), com declarações bastante contundentes e que colocam em dúvida a permanência do técnico na próxima temporada.

Pelo que se pôde perceber, o Sampaoli não quer treinar times em reconstrução e com dificuldades financeiras. Ele quer trabalhar em equipes que efetivamente briguem por títulos.

Citou o time carioca na coletiva, no sentido de que é o exemplo do “ideal”.

Vejam que na última década, a maioria das equipes treinadas pelo Sampaoli são aquelas acostumadas a brigar por boas posições em seus campeonatos locais.

  • 2010: Emelec (2º maior vencedor do Equador);

  • 2011-2012: Universidade do Chile (2º maior vencedor do Chile);

  • 2012-2016: Seleção do Chile;

  • 2016-2017: Sevilla (Espanha. Tirando os 2 gigantes, é uma boa equipe);

  • 2017-2018: Seleção Argentina;

  • 2019: Santos

Pelo seu histórico profissional, ele é mais ou menos como um bom piloto de fórmula 1 que quer trabalhar somente em equipes de ponta, que briguem por títulos. Não quer trabalhar em uma “Tolleman”.

Pelo desempenho que o time vem apresentando (e apesar de uma certa teimosia), consideramos o Sampaoli um profissional de ponta, pois consegue levar este elenco mediano a uma terceira colocação em um campeonato com equipes bem mais estruturadas, e com maior poder de investimento.

Isto posto, chegamos à conclusão de que ele veio para o Santos, muito provavelmente, porque venderam a ele uma imagem “um pouco diferente” da realidade.

Até este momento, ele estava acostumado a entregar uma lista de “desejos” (reforços) para o clube trazer. Caso algum nome da lista fosse contratado e não desse certo, certamente outros tantos nomes supririam a frustração.

O problema é que o Santos é como um soldado na guerra com pouca munição. Cada disparo errado faz uma falta enorme. 

Isso pode explicar os chiliques do diretor de futebol (sobre vender ilusão), e a fala do técnico sobre “enganar as pessoas e ilusão”.

Na referida entrevista coletiva, também sinalizou que se na próxima temporada for para ser igual a este ano, a coisa não terá muito futuro.

Diante disso, fica a percepção de que os boatos (do início do ano) no sentido de que ele poderia ter deixado o Santos logo nos primeiros meses de trabalho, pode não ter sido uma mera invenção da turma “do quanto pior melhor”.

Acreditamos que ele só não foi embora porque sua imagem ficaria arranhada, tendo em vista que ele já havia assumido o compromisso com o clube.

Teve de engolir trabalhar com jogadores medianos, tal qual um técnico principiante.

Para finalizar, há também a história da suposta retirada da multa contratual. Quando perguntado sobre isso, em vez de dizer que tudo era invenção ou mentira, invocou a confidencialidade contratual!?

Ante o exposto e pela sinalização sobre a próxima temporada (que será um período de dificuldades), o Santos deveria olhar o mercado a procura de um treinador motivado e que tenha perfil semelhante àquele do ex-técnico Leão.

Um disciplinador (para jogadores como Cueva e Diogo Vitor) e um técnico que saiba trabalhar com jovens.

E você, o que acha de tudo isso?

BLOG SOUL SANTISTA!

Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br

Twitter: //twitter.com/SantistaBlog

Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/

E-mail: admblogsantista@gmail.com

Instagram: /blogsoulsantista

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UChDNIw-EAHpEoACkUEkVUvg

WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações):  (13) 98140 9005

  • Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC:

https://santos.ofertas.mobi/socio-rei-weffr

  • Produtos Oficiais do Santos FC:

https://futfanatics.ofertas.mobi/futfanatics-chyht

  • Parceiros do Blog Soul Santista!: 

Resenha Show dos Esportes (BA) 

http://www.resenhashowdosesportes.com