Ex-presidentes punidos: que lição podemos tirar disso?

Prezados santistas,

Há poucos dias foi divulgada informação dando conta que o Sr. Modesto, ex-presidente do Santos (2015-2017), foi expulso do quadro associativo do clube em virtude de infração ao art. 16 do estatuto, que versa sobre “causar dano ao patrimônio ou às dependências do Santos”.

Com esta decisão do último dia 05/11/2019, os conselheiros seguiram a recomendação da CIS (comissão de inquérito e sindicância).

A CIS havia indicado pela expulsão do ex-presidente, por causa da reprovação das contas de 2017 e também pela não comprovação da prestação de serviços da empresa quantum, que havia cobrado comissão pela suposta intermediação na transferência de Neymar ao PSG.

Basicamente, como funciona todo esse processo:

  • Todo presidente do clube deve prestar contas de sua gestão ao conselho deliberativo do clube;

  • Se o conselho encontra irregularidades ou algo em desacordo com o estatuto ou a Lei, essas contas são reprovadas, e o presidente tem a oportunidade de corrigir ou complementar sua prestação de contas;

  • Se após essa etapa, a coisa continua sem as devidas justificativas, inicia-se o processo interno no clube, através da CIS, com o objetivo de julgar e punir eventuais responsáveis.

Em resumo: a coisa não é “à base da canetada” (ou birra da oposição), mas algo que segue todo um procedimento (rito) previsto no estatuto, e até mesmo auditorias internas.

Vejam vocês que tivemos 2 presidentes punidos de forma consecutiva. O Sr. Modesto com a decisão do último dia 05, e seu antecessor, o Sr. Odílio, em decisão proferida no mês de abril de 2016.

No futebol, esse tipo de punição deveria ser algo bastante raro tendo em vista que o “atributo da probidade”, é requisito básico de toda administração que se sente preparada para dirigir um clube grande como o Santos FC.

E para fechar a coisa com chave de ouro, na última segunda-feira tivemos aquele triste episódio ocorrido na Vila Belmiro, causado por uma punição temporária em face do atual presidente do clube, no qual o vice-presidente tentava assumir a gestão temporária do clube, aparentemente, sem ter o respaldo jurídico para tanto.

Além de ter aparecido com uma comitiva de apoiadores, o vice-presidente declarou em uma coletiva improvisada na porta do estádio, que reassumiu suas funções a contragosto devido a uma imposição do conselho. Vimos também parte da imprensa esportiva dizendo que aqueles que perderam a última eleição não se conformam com a derrota, mas pelo que sabemos, o vice-presidente foi eleito junto com o presidente.

E já que o presidente se definia como “o mais preparado”, sendo aquele capaz de unir todos os grupos políticos, bem que ele poderia nos provar essa capacidade, se acertando com o vice que ele mesmo escolheu, não é?

No final, essa “jogada de mestre” do vice criou uma imagem de vitimização da gestão atual, e a partir de agora, se algo der errado será por culpa disso, e toda vez que se falar em gestão temerária ou irregularidades, dirão que é tentativa de golpe.

Voltando a falar do macro, via de regra, esse tipo de punição a dirigentes é sinônimo de prejuízo de milhões e milhões de reais ao clube.

Não à toa o Santos, apesar de ser um clube arrecada muito, está cada vez mais endividado e defasado.

Diante de todo esse cenário de desolação e falta de perspectivas o que nos resta?

Na nossa opinião, somente através da escolha de bons gestores: pessoas capacitadas e com experiência empresarial comprovada, é que o clube começará a dar sua virada, e exemplo de outros times, que até pouco tempo atrás figuravam como os maiores devedores do futebol brasileiro e hoje “surfam a onda do sucesso”.

Mas por enquanto, pelo andar da coisa, poderemos ter o nosso “bad hat-trick” ou “tripleta do mal” com a punição do terceiro dirigente em sequência. Talvez a CIS possa pedir música ao Fantástico ou então a Taça das Bolinhas na CBF.

Observem nos exemplos que temos no nosso futebol, quanto prejuízo um mau gestor pode causar em um clube de futebol. Não é brincadeira.

Que Deus proteja o Santos FC de seus salvadores.

***

E você. O que pensa sobre tudo isso?

Blog Soul Santista

Site:  https://www.blogsoulsantista.com.br

Twitter: //twitter.com/SantistaBlog

Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/

https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/

E-mail: admblogsantista@gmail.com

Instagram: /blogsoulsantista

WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações):  (13) 98140 9005

  • Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC:

https://santos.ofertas.mobi/socio-rei-weffr

  • Parceiros do Blog Soul Santista!: 

Resenha Show dos Esportes (BA) 

http://www.resenhashowdosesportes.com