PÓS JOGO – AVAÍ X SFC NO FINAL DO TEXTO
Prezados santistas,
Recentemente assistimos a uma entrevista coletiva do técnico Jorge Sampaoli (após a partida contra o Bahia), com declarações bastante contundentes e que colocam em dúvida a permanência do técnico na próxima temporada.
Pelo que se pôde perceber, o Sampaoli não quer treinar times em reconstrução e com dificuldades financeiras. Ele quer trabalhar em equipes que efetivamente briguem por títulos.
Citou o time carioca na coletiva, no sentido de que é o exemplo do “ideal”.
Vejam que na última década, a maioria das equipes treinadas pelo Sampaoli são aquelas acostumadas a brigar por boas posições em seus campeonatos locais.
-
2010: Emelec (2º maior vencedor do Equador);
-
2011-2012: Universidade do Chile (2º maior vencedor do Chile);
-
2012-2016: Seleção do Chile;
-
2016-2017: Sevilla (Espanha. Tirando os 2 gigantes, é uma boa equipe);
-
2017-2018: Seleção Argentina;
-
2019: Santos
Pelo seu histórico profissional, ele é mais ou menos como um bom piloto de fórmula 1 que quer trabalhar somente em equipes de ponta, que briguem por títulos. Não quer trabalhar em uma “Tolleman”.
Pelo desempenho que o time vem apresentando (e apesar de uma certa teimosia), consideramos o Sampaoli um profissional de ponta, pois consegue levar este elenco mediano a uma terceira colocação em um campeonato com equipes bem mais estruturadas, e com maior poder de investimento.
Isto posto, chegamos à conclusão de que ele veio para o Santos, muito provavelmente, porque venderam a ele uma imagem “um pouco diferente” da realidade.
Até este momento, ele estava acostumado a entregar uma lista de “desejos” (reforços) para o clube trazer. Caso algum nome da lista fosse contratado e não desse certo, certamente outros tantos nomes supririam a frustração.
O problema é que o Santos é como um soldado na guerra com pouca munição. Cada disparo errado faz uma falta enorme.
Isso pode explicar os chiliques do diretor de futebol (sobre vender ilusão), e a fala do técnico sobre “enganar as pessoas e ilusão”.
Na referida entrevista coletiva, também sinalizou que se na próxima temporada for para ser igual a este ano, a coisa não terá muito futuro.
Diante disso, fica a percepção de que os boatos (do início do ano) no sentido de que ele poderia ter deixado o Santos logo nos primeiros meses de trabalho, pode não ter sido uma mera invenção da turma “do quanto pior melhor”.
Acreditamos que ele só não foi embora porque sua imagem ficaria arranhada, tendo em vista que ele já havia assumido o compromisso com o clube.
Teve de engolir trabalhar com jogadores medianos, tal qual um técnico principiante.
Para finalizar, há também a história da suposta retirada da multa contratual. Quando perguntado sobre isso, em vez de dizer que tudo era invenção ou mentira, invocou a confidencialidade contratual!?
Ante o exposto e pela sinalização sobre a próxima temporada (que será um período de dificuldades), o Santos deveria olhar o mercado a procura de um treinador motivado e que tenha perfil semelhante àquele do ex-técnico Leão.
Um disciplinador (para jogadores como Cueva e Diogo Vitor) e um técnico que saiba trabalhar com jovens.
PÓS JOGO – AVAÍ X SFC
O SFC obteve um excelente resultado nesta noite de quarta feira, não obstante, o Avaí ser um time muito fraco, jogos fora de casa é sempre arriscado o time sofrer um apagão ou “complexo de Garfield”, sobretudo, atuando 1/3 do jogo com um jogador a menos.
No geral o jogo foi sonolento, muita transpiração e pouca inspiração. O SFC fez um bom primeiro tempo e abriu 2×0 com gols de Sasha e Marinho, depois foi, aos poucos, perdendo o controle do jogo, sofrendo, inclusive, o gol.
No segundo tempo, o jogo caiu muito, cedemos campo ao rival, mas nenhum dos time conseguiu criar muito e a partida se arrastou até o apito final. Sorte nossa!
Faz-se necessário destacar que, finalmente, o Sampaoli vai deixando de lado o esquema com três zagueiros, sendo um deles alocado na lateral direita, a ausência deste esquema trouxe mais equilíbrio ao time.
O mais importante, é que este resultado consolida e, praticamente, cristaliza nosso Glorioso Alvinegro na terceira posição do campeonato e, por conseguinte, a vaga direta na Taça Libertadores 2020. Não podemos esquecer que cada posição acima na classificação representa muito dinheiro.
FICHA TÉCNICA
AVAÍ 1×2 SANTOS
Local: Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data-hora: 6/11/19, às 21h
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)Assistentes: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Cartão Amarelo: Luanderson, Léo (2x), Richard Franco, Igor Fernandes, Kunde, Gegê (AVA); Gustavo Henrique, Luiz Felipe (SAN)
Cartão Vermelho: Gustavo Henrique (SAN); Léo (AVA)
GOLS: Eduardo Sasha, 8’/1ºT (0-1); Marinho, 23’/1ºT (0-2); João Paulo, 34’/1ºT (1-2)
AVAÍ
Lucas Frigeri; Kunde, Betão, Zé Marcos (João Paulo; 29’/1ºT); Léo, Richard Franco, Luanderson (Gegê; 24’/2ºT), Pedro Costa, Julinho (Vinícius Araújo; 11’/2ºT), Igor Fernandes; Jonathan. Técnico: Evando Camillato.
SANTOS
Éverson; Pará, Gustavo Henrique, Lucas Veríssimo, Jorge; Diego Pituca, Carlos Sánchez (Derlis González; 45’/2ºT), Felipe Jonatan (Alison; intervalo), Soteldo (Luiz Felipe; 20’/2ºT), Marinho, Eduardo Sasha. Técnico: Jorge Sampaoli
MELHORES MOMENTOS
E vocês, o que acham de tudo isso?
Blog Soul Santista
Site: https://www.blogsoulsantista.com.br
Twitter: //twitter.com/SantistaBlog
Facebook: https://www.facebook.com/blogsoulsantista/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista1/
https://www.facebook.com/groups/blogsoulsantista2/
E-mail: admblogsantista@gmail.com
Instagram: /blogsoulsantista
WhatsApp (Sugestões, Dúvidas e Reclamações): (13) 98140 9005
-
Ajude o seu time do coração, seja Sócio do SFC:
https://santos.ofertas.mobi/socio-rei-weffr
-
Parceiros do Blog Soul Santista!:
Resenha Show dos Esportes (BA)
http://www.resenhashowdosesportes.com
Blog Soul Santista